A rebelião em Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná, que iniciou às 17h de sábado (22), chegou ao fim neste domingo (23) depois que os presos libertaram o agente penitenciário que era feito refém na cadeia da Polícia Civil. O homem foi solto sem nenhum ferimento.
Estragos durante a rebelião em Ibaiti
Segundo a polícia, durante o motim, os detentos causaram grandes estragos durante a rebelião em Ibaiti:
- quebraram cadeados e abriram celas de outros presos;
- invadiram a Delegacia da Polícia Civil;
- destruíram móveis e documentos da delegacia;
- pegaram armas de dentro de um cofre;
- paredes e talhados foram quebrados;
- atearam fogo em três veículos que estavam no pátio da delegacia, um deles uma viatura.

Presos fogem de cadeia publica no norte do Paraná
Oito presos conseguiram fugir durante as 12 horas de rebelião na cadeia pública de Ibaiti. Até a manhã deste domingo, três deles – um homem e duas mulheres – haviam sido recapturados.
Fim da rebelião em Ibaiti
Foi apenas no início da madrugada que os detentos entregaram as armas que haviam sido retiradas do cofre: 2 espingardas calibre 12, 1 submetralhadora, 1 carabina e 1 pistola calibre 765. Ainda conforme a polícia, todas foram danificadas durante a revolta.

Por volta das 5h da manhã, os negociadores conseguiram convencer os presos a libertarem o refém. Cerca de 70 agentes de segurança participaram da ação que colocou fim na rebelião de Ibaiti.
LEIA TAMBÉM: Rebelião liderada pelo PCC deixa dez mortos em presídio do Paraguai
O local que tem capacidade para 30 pessoas abrigava 83 no momento que o motim iniciou. Eles renderam o agente de cadeia pública de Ibaiti durante a retirada do lixo.
O que diz o DEPEN/PR
O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN/PR) afirmou, em nota, que “a segurança no local [cadeia de Ibaiti] foi reforçada com equipes da ROTAM e do SOE, que devem permanecer na carceragem até a conclusão dos trabalhos de recuperação. Dois presos identificados como líderes do motim foram transferidos para Londrina”.
Ainda conforme o DEPEN/PR, os presos foram encaminhados para o pátio enquanto os reparos emergenciais são realizados.