A rebelião em Ibaiti, no norte pioneiro do Paraná, que iniciou às 17h de sábado (22), chegou ao fim neste domingo (23) depois que os presos libertaram o agente penitenciário que era feito refém na cadeia da Polícia Civil. O homem foi solto sem nenhum ferimento.

Estragos durante a rebelião em Ibaiti

Segundo a polícia, durante o motim, os detentos causaram grandes estragos durante a rebelião em Ibaiti:

  • quebraram cadeados e abriram celas de outros presos;
  • invadiram a Delegacia da Polícia Civil;
  • destruíram móveis e documentos da delegacia;
  • pegaram armas de dentro de um cofre;
  • paredes e talhados foram quebrados;
  • atearam fogo em três veículos que estavam no pátio da delegacia, um deles uma viatura.
rebeliao-em-ibaiti-carros-fogo
Carros foram incendiados durante a rebelião em Ibaiti. (Foto: Colaboração/amigo da Notícia e Informativo NPTV)

Presos fogem de cadeia publica no norte do Paraná

Oito presos conseguiram fugir durante as 12 horas de rebelião na cadeia pública de Ibaiti. Até a manhã deste domingo, três deles – um homem e duas mulheres – haviam sido recapturados.

Fim da rebelião em Ibaiti

Foi apenas no início da madrugada que os detentos entregaram as armas que haviam sido retiradas do cofre: 2 espingardas calibre 12, 1 submetralhadora, 1 carabina e 1 pistola calibre 765. Ainda conforme a polícia, todas foram danificadas durante a revolta. 

rebeliao-em-ibaiti-armas
Armas entregues pelos detentos durante o motim na cadeia pública de Ibaiti. (Foto: Colaboração/amigo da Notícia e Informativo NPTV)

Por volta das 5h da manhã, os negociadores conseguiram convencer os presos a libertarem o refém. Cerca de 70 agentes de segurança participaram da ação que colocou fim na rebelião de Ibaiti.  

LEIA TAMBÉM: Rebelião liderada pelo PCC deixa dez mortos em presídio do Paraguai

O local que tem capacidade para 30 pessoas abrigava 83 no momento que o motim iniciou. Eles renderam o agente de cadeia pública de Ibaiti durante a retirada do lixo.

O que diz o DEPEN/PR

O Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN/PR) afirmou, em nota, que “a segurança no local [cadeia de Ibaiti] foi reforçada com equipes da ROTAM e do SOE, que devem permanecer na carceragem até a conclusão dos trabalhos de recuperação. Dois presos identificados como líderes do motim foram transferidos para Londrina”.

Ainda conforme o DEPEN/PR, os presos foram encaminhados para o pátio enquanto os reparos emergenciais são realizados.