Mais de 70 servidores da Receita Federal participam da Operação Escudo na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e em estradas da região nesta terça-feira (6). A ação tem o objetivo de intensificar o controle aduaneiro de bagagens e inibir a entrada de produtos estrangeiros de forma ilegal no país, os chamados contrabandos.

De acordo com o órgão, cerca de 80 mil veículos entram no Brasil pela ponte que liga Foz a Cidade de Leste, no Paraguai, por dia.

Os agentes contam com o apoio de cães farejadores e equipamentos como o sistema de câmeras inteligentes da Ponte da Amizade, scanner e drones para coibir a entrada ilegal de mercadorias no país.

Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

A ação desta terça-feira faz parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e tem por finalidade o fortalecimento do controle e da fiscalização, visando prevenir e combater os crimes de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas, de munições, de medicamentos, além de outros crimes praticados, com especial enfoque nos produtos que ingressam no Brasil vindos do Paraguai.