Uma bebê recém-nascida fraturou o fêmur com nove dias de vida. A suspeita é que um erro médico durante o teste do pezinho teria causado a fratura. O episódio aconteceu na última quinta-feira (12), na Região Metropolitana de Goiânia (GO).

Segundo a CNN, a mãe da recém-nascida relatou que a profissional que realizou o exame teve dificuldades de concluir o procedimento. Diante disso, foram feitas massagens na bebê para auxiliar na circulação sanguínea e facilitar a coleta.
Ainda de acordo com a mãe, que acompanhou todo o processo, a pequena paciente chorava durante e após a realização do exame, sendo segurada por profissionais durante o procedimento.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) está investigando o caso.
O que é o teste do pezinho?
Exame realizado ainda nos primeiros dias de vida de um bebê, o teste do pezinho consiste na coleta de sangue pelo calcanhar do recém-nascido para diagnosticar precocemente doenças genéticas, metabólicas, infecciosas e hematológicas que podem não apresentar sintomas nos primeiros dias de vida, mas que, se não forem tratadas logo, podem causar deficiências físicas, intelectuais ou até a morte.

O teste do pezinho é obrigatório no Brasil desde 1992, e é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.