
Gupo ocupa o Departamento de Licitações e Contratações da instituição
Um grupo de 60 estudantes mascarados invadiu a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na rua Doutor Faivre, no Centro de Curitiba, no fim da manhã desta terça-feira (10).
O grupo ocupa o Departamento de Serviços Gerais da instituição e funcionários ficaram impedidos de deixar o local até as 13h50, quando a Polícia Militar conseguiu uma negociação.
Crédito: Joelma Filipowski
“Eles estavam mantendo funcionários em cárcere privado. Algumas conversas e diálogos foram realizadas e conseguimos liberar os funcionários, conseguimos acalmar os ânimos e resolver a situação”, diz o Tenente da PM Rodrigo Cruz.
Faixas e cartazes foram colocados para impedir que as pessoas do lado de fora vejam o que está acontecendo. Em meio ao tumulto, uma professora ficou levemente ferida e deve passar por exames de corpo de delito.
Foto: Tiago Silva/RICTV Curitiba
De acordo com Marcia Mazagão Ribeiro, professora e diretora da Associação dos Professores da UFPR, os estudantes ocuparam o prédio e os funcionários que estavam trabalhando questionaram. Ela também alega que o movimento é legítimo e “não uma bagunça”.
A invasão seria um protesto a favor de 16 servidores terceirizados do Restaurante Universitário (RU) que foram demitidos. A Polícia Militar isolou a área e o trânsito é complicado na região, com o isolamento das quadras no entorno do prédio.

