O Portal RIC.com.br preparou uma retrospectiva especial com os principais fatos que marcaram o Paraná em 2024. O estado teve um ano com graves acidentes, júris marcantes e crimes que já estão na história do Paraná. No âmbito da política, novos prefeitos e vereadores foram eleitos para as gestões dos próximos quatro anos.

Entre os destaques do ano, também está a retomada da cobrança dos pedágios, conclusões de obras históricas e grandes shows que passaram pelo Paraná. Confira fatos que marcaram o 2024 dos paranaenses.
Janeiro – Criança é raptada no oeste
O ano de 2024 começou com a angústia de uma família de Cascavel que teve uma criança raptada do quintal de casa. Na tarde do dia 11 de janeiro, a pequena Ágatha Saraiva foi sequestrada da família acolhedora e encontrada 20 dias depois na cidade de Governador Valadares (MG), a cerca de 1,6 mil quilômetros de casa. A criança foi levada pela mãe biológica que chegou a ser presa.
Também em janeiro, uma morte após um procedimento em uma clínica de estética de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), chocou uma legião de fãs. A cantora paraense Maria Danielle Fonseca Machado, conhecida como Dani Li, morreu no dia 24 de janeiro, aos 35 anos. A artista esteve no Paraná para realizar uma lipoaspiração e um procedimento de elevação das mamas. Após a morte da cantora, outras pacientes denunciaram a clínica.

Já na cidade de Maringá, no noroeste, um fato inusitado chamou a atenção dos moradores. No sorteio do Nota Paraná, de R$ 1 milhão, realizado no dia 11 de janeiro, o ganhador foi um idoso, de 75 anos, que tinha morrido há dois meses. A família tentou resgatar o prêmio, não teve sucesso e prometeu entrar na Justiça.
Fevereiro – Tragédia em parque aquático
Logo no primeiro domingo de fevereiro uma tragédia marcou a história de uma família de Itaperuçu, na RMC. Enquanto se divertiam em um parque aquático, uma mãe e dois filhos morreram após um cabo de alta tensão se romper e atingir a água. Quatro dias após a tragédia, o namorado de uma das vítimas foi encontrado morto na residência onde morava.

Já no meio esportivo, a contratação do goleiro Bruninho Samudio, filho de Eliza Samudio, pelo Athletico Paranaense atraiu os holofotes. A assinatura do contrato aconteceu no dia em que a mãe completaria 39 anos, em 22 de fevereiro.
Março – Família Brittes no banco dos réus
O mês de março na retrospectiva do Paraná foi marcado pelo júri popular da família Brittes, que aconteceu em São José dos Pinhais. Edison, Cristiana, Allana e outros quatro réus envolvidos no crime contra o jogador Daniel participaram de um dos julgamentos mais aguardados dos últimos anos. Após três dias de júri, Edison foi condenado a 42 anos de prisão e a filha voltou para a penitenciária.

Também em março, no dia 9, uma tragédia com um ônibus da Apae (Associação Pais Amigos Excepcionais) de Jandaia do Sul, no norte do Paraná, terminou com duas crianças mortas. O veículo foi atingido por um trem, em um cruzamento de linha férrea. O governo do estado decretou luto pela morte das vítimas.
Já na última semana de março, os paranaenses sentiram no bolso a retomada da cobrança de algumas praças de pedágio. Instalações dos Lotes 1 e 2 voltaram a cobrar a tarifa, porém, o que tirou a paciência dos motoristas foram as longas filas nos primeiros dias de cobrança.
Abril – Sergio Moro é absolvido em julgamento
Outro julgamento que marcou o 2024 dos paranaenses foi o do senador Sergio Moro (União-PR). O político foi acusado dos crimes de caixa 2 e de uso indevido de meios de comunicação e de assinatura de contratos irregulares. A ação foi movida pela Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que une o PT, PV e PC do B, e pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após quatro dias de julgamento, Moro foi absolvido por 5 votos a 2, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Nas estradas, o mês de abril foi marcado por uma tragédia em Nossa Senhora das Graças, na região norte do Paraná. Um ônibus, que transportava fiéis, se envolveu em um acidente na PR-317. Três pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas.
Maio – Jovem é ataca com soda cáustica
Os paranaenses ficaram chocados com uma história de ciúmes registrada em Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná. No dia 22 de maio, a jovem Isabelly Ferreira foi atingida por soda cáustica no momento em que retornava da academia. Uma mulher confessou o crime e revelou que a motivação seria por ciúmes do namorado.
Também em maio, bombeiros e voluntários do Paraná ajudaram a salvar vidas no Rio Grande do Sul. O estado vizinho foi atingido por enchentes e registrou uma das maiores catástrofes da história. Equipes de socorristas revezaram durante várias semanas para auxiliar nos atendimentos.

Junho – Desaparecimento de Ísis
Um dos casos mais marcantes do Paraná em 2024 foi registrado em junho. A adolescente, Ísis Victoria Mizerski, de 17 anos, desapareceu na cidade de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná. A garota estava grávida e a suspeita é que um homem casado tenha envolvimento no sumiço da adolescente. No mês de dezembro, a justiça decidiu que o principal suspeito, Marcos Rone, que está preso, será julgado em júri popular. O corpo de Ísis não foi localizado.

Em Curitiba, o mês de junho marcou a conclusão da obra da Linha Verde, após 17 anos. No dia 9, foram liberados três viadutos e a trincheira do Atuba. A obra chegou a virar meme nas redes sociais devido à demora da conclusão.
Julho – Delegado condenado por morte da esposa e enteada
Em julho, o Paraná acompanhou o júri popular do delegado Erik Busseti, acusado de matar a esposa – a policial Maritza Guimarães de Souza – e a enteada, Ana Carolina de Souza. Após quatro dias de sessões em Curitiba, o delegado foi condenado a 38 anos e 10 meses de prisão.

Também na capital, um crime chocou os moradores do bairro São Francisco. Um frentista foi morto a tiros após informar um cliente que não havia galão para colocar combustível. O suspeito chegou a sair do posto, mas retornou e disparou nas costas do trabalhador. O atirador foi preso uma semana após o crime.
Agosto – Avião decola de Cascavel e cai em Vinhedo-SP
O ano de 2024 registrou um dos piores acidentes aéreos do país. Um avião da VoePass, que saiu de Cascavel, caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo. Ao todo 62 pessoas morreram na tragédia, sendo a maioria paranaense. Moradores do oeste do Paraná ficaram comovidos com o acidente.

Também em agosto, uma história impressionante terminou com final feliz em Cambira, no norte do Paraná. Uma criança, de 2 anos e 2 meses, passou duas noites desaparecido em uma área de mata e foi encontrado com vida. Bombeiros e cães farejadores auxiliaram nas buscas do menino.
Setembro – Seleção Brasileira joga em Curitiba após 21 anos
Em setembro, o torcedor paranaense teve a oportunidade de acompanhar a Seleção Brasileira de futebol. EM partida da Eliminatória da Copa do Mundo 2026, o Brasil enfrentou o Equador no estádio Couto Pereira, na noite do dia 6 de setembro. Após a vitporia por 1 a 0, os comandados de Dorival Junior permaneceram mais alguns dias em Curitiba, antes de seguir viagem para o Paraguai.

No mesmo dia do jogo do Brasil, um crime chocou os moradores de Carambeí. Dois irmãos foram assassinados em um ginásio, durante um campeonato de futsal. Jeverson e Florival de Souza foram mortos a tiros dentro do vestiário, quando se preparavam para disputar uma partida.
Outubro – Eleições, acidente com time de remo e criança mata animais em fazendinha
O mês de outubro foi marcado por fatos impactantes. Além das eleições municipais, dois casos despertaram a atenção dos paranaenses. Em Nova Fátima, uma criança invadiu uma fazendinha de uma clínica veterinária e matou 23 animais. O fato foi registrado por câmeras de segurança e aconteceu um dia após a inauguração do estabelecimento.
Já na noite do dia 20 de outubro, o Paraná teve um dos acidentes mais marcantes do ano, a tragédia com a equipe de remo na BR-376. Uma van que transportava o time de São Paulo a Pelotas (RS) foi atingida por um caminhão desgovernado. Nove pessoas morreram, e dois sobreviveram – o caminhoneiro e um atleta.
Também em outubro, os paranaenses foram as urnas para eleger os vereadores e prefeitos para a próxima gestão. Três cidades do estado tiveram votação em dois turnos. Em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) superou Cristina Graeml (PMB). Em Londrina, Tiago Amaral (PSD) venceu a Professora Maria Tereza (PP). E em Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União) derrotou Mabel Canto (PSDB) pela segunda vez.

Novembro – TJPR elege presidente mulher pela primeira vez
Em novembro o Paraná teve uma eleição histórica no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A desembargadora Lídia Maejima teve 74 votos contra 51 do segundo colocado, o desembargador Jucimar Novochadlo, e foi a primeira mulher a ser eleita para o cargo de presidente do TJPR.

Acidentes também marcaram o mês de novembro em estradas do Paraná. Somente o 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, perdeu quatro agentes em acidentes.
- Soldado Luis Fernando de Lima – 33 anos
- Soldado Matheus Alex Albach Meira – 29 anos
- Soldado Helivelton Hardt de Lima – 32 anos
- 1º Sargento Marcelo Marques
Dezembro – Tiroteio acaba com show do Menos é Mais
O início de dezembro foi marcado por um susto durante uma apresentação da banda Menos é Mais em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Os pagodeiros realizavam um show em um hotel, quando um tiroteio acabou com o evento. Um policial de folga seria o autor dos disparos, após uma confusão com outros participantes da festa.

Também em dezembro, uma van que transportava padres para a Argentina sofreu um acidente na PR-317, no norte do Paraná. O veículo colidiu com uma mureta que divide as pistas e o motorista morreu no local.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.