O governdador do Paraná, Beto Richa (PSDB) deu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (29), depois do violento confronto entre a Polícia Militar e manifestantes que protestavam no Centro Cívico, em Curitiba, contra a votação de mudanças na ParanáPrevidência. Segundo dados do SAMU, mais de 150 pessoas ficaram feridas por balas de borracha e ataques de cães da PM, a maioria delas eram professores da rede estadual de ensino.
“A polícia estava lá por determinação do Poder Judiciário para proteger a sede do Poder Legislativo, uma instituição democrática que não pode ser afrontada no seu direito”, disse o governador. Beto Richa lembrou que em fevereiro, durante a greve dos professores, a Assembleia foi invadida por manifestantes.
O governador afirmou que os militares foram atacados por black blocs, e classificou esse grupo como “arruaceiros e baderneiros”. Segundo Richa, os soldados tiveram que reagir e dispersar a multidão. Ele ainda disse “lamentar profundamente” as cenas ocorridas no Centro Cívico nesta tarde.
Segundo o governador, 7 “militantes” do movimento black bloc foram identificados e detidos pela polícia. A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) atualizou o número para 13 detidos.
Confira no vídeo abaixo o que disse ao governador. A reportagem foi exibida na noite desta quarta-feira no RIC Notícias: