As águas do Rio São João, em Garuva (SC) e Guaratuba (PR) estão temporariamente interditados para banho, pesca e consumo da água. O rio foi contaminado por um produto químico corrosivo, que caiu de uma carreta que tombou na manhã de sábado (13), na região de serra da BR-376. No acidente, a carreta tombou em cima de um carro, onde estava um casal e uma criança. Apesar do carro ter ficado quase totalmente prensado, a família teve apenas ferimentos leves.

A Arteris e a Defesa Civil constataram que o produto químico é o composto de arseniato de cobre cromotado, que tem o nome comercial Tanalith. O produto é um conservante de madeira que contém cromo, cobre e arsênico, nas suas devidas proporções, e é usado para impregnar madeira e outros produtos de madeira, especialmente aqueles destinados ao uso externo, para protegê-los de ataques de micróbios e insetos.

A recomendação de que a população não utilize as águas do rio é válida até que as equipes de emergência concluam a avaliação da extensão do vazamento do produto perigoso. A equipe de Meio Ambiente da concessionária está em contato com a Defesa Civil do Município para apoio na mobilização de emergência e comunicação na orientação à população.

TOMBAMENTO

O tombamento da carreta foi por volta das 6h30 de sábado (13), no quilômetro 679 da BR-376, em Guaratuba (PR), na pista sentido sul. O caminhão, com placa de Três Cachoeiras (RS), virou depois de se envolver em uma colisão com um Celta, com placas de Curitiba.

Os três ocupantes do automóvel se feriram levemente e foram encaminhados para hospitais da região. O condutor da carreta também se feriu levemente, mas não precisou ser conduzido a hospital.

Equipes da concessionária e órgãos de emergência foram prontamente acionadas para o local – atendendo os feridos, trabalhando na contenção do vazamento e limpeza do local. A pista foi liberada para o trânsito por volta das 10h45 de sábado.

Assista ao destombamento do caminhão, realizado horas depois do acidente: