Rebelião ocorre na tarde deste domingo (18), no Rio (Foto: Reprodução/Googlemaps)

Presos fazem pelo menos sete agentes penitenciários reféns, após uma tentativa frustrada de fuga

*Thais Skodowski, do R7 com Agência Brasil

Dois dias após a decretação da intervenção federal na área de segurança pública do Estado do Rio, a Penitenciária Milton Dias Moreira, em Japeri, na Baixada Fluminense, registrou uma rebelião neste domingo (18).

Segundo o Jornal “O Dia”, os presos fazem pelo menos sete agentes penitenciários reféns, após uma tentativa frustrada de fuga.

Ainda de acordo com o jornal, os agentes da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) foram abordados durante contagem dos presos. Detentos estão com pelos menos dois revólveres e uma pistola.

A Seap, que também ficará sob intervenção federal, confirmou que houve um “problema” na unidade, mas não soube informar se é uma rebelião ou brigas entre os detentos.

O Batalhão de Choque, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e todos os batalhões da Baixada Fluminense foram enviados para o local. 

Conforme o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o presídio Milton Dias tem capacidade para 884 detentos e mantinha em janeiro 2.027.

Medidas de Controle

A rebelião ocorre no mesmo dia em que a Seap antecipou medidas de controle para evitar reações dos presos após a intervenção federal no Rio.

“A intervenção abrange todos os setores da segurança pública e, dessa forma, coube ao secretário antecipar algumas medidas de controle, na intenção de evitar qualquer reação da população carcerária. Uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidade no sistema carcerário”, informou o secretário David Anthony. 

No entanto, a secretaria não detalhou as medidas alegando “questões de segurança”. 

Leia mais: