Risco de febre amarela em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba; A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Unidade de Vigilância de Zoonoses informaram nesta quinta-feira (11) que o Município está em alerta para a febre amarela.

Segundo o órgão, foram identificados 21 casos de morte de macacos no território, sendo que nove deles foram confirmados o vírus.

Com morte de macacos, saúde alerta risco de febre amarela em São José dos Pinhais

A Secretaria Municipal de Saúde ainda alerta que apenas 40% da população buscou as Unidades de Saúde e foi vacinada. A presença do vírus em animais alerta para o risco da doença em humanos.

Ainda conforme a prefeitura, São José dos Pinhais contabiliza dois casos positivos da doença em humanos. Um dos casos é autóctone (contraiu a doença em São José dos Pinhais), mas reside em Curitiba. O outro caso é de morador do Município, porém foi contaminado na Cidade de Barra do Turvo, São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Campanha ‘Declare Certo’ acontece em dez cidades do Paraná

Vacinação é gratuita e uma dose basta

“O vírus da febre amarela, que culturalmente era visto como uma doença da Região Norte e Nordeste do país, hoje está à porta de nossas casas. Os casos de animais mortes na região rural de São José dos Pinhais serve de alerta para humanos. Para se prevenir, basta se vacinar em uma das Unidades Básicas de Saúde. A aplicação da vacina uma vez na vida é suficiente para o paciente estar imune à doença”, disse o secretário de Saúde do Município, Giovani de Souza.

Toda a população deve ser vacinada, principalmente as pessoas que residem em área rural, por ser classificada como área de risco no momento. Pessoas acima de 59 anos podem também tomar a vacina desde que sejam avaliadas na Unidade de Saúde.

Siga o RIC Mais também no Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!