Ter o cartão de crédito ou de débito roubado ou clonado pode trazer uma série de transtornos ao consumidor. Por isso, é essencial mantê-lo sempre em segurança, assim como não divulgar o código numérico utilizado como senha. Confira algumas dicas básicas que podem evitar grandes problemas:
– Na hora de registrar a senha de seu cartão magnético, não escolha a data de nascimento nem repita o mesmo número várias vezes.
– Mantenha sigilo absoluto sobre a sua senha.
– Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar.
– Nas filas de caixas eletrônicos, exija que as pessoas atrás de você observem os limites das faixas que garantem a privacidade do uso dos equipamentos.;
– Ao digitar sua senha, coloque o corpo bem junto ao teclado, impedindo que seja vista por estranhos que estejam próximos.
– Não empreste nem ceda a ninguém seu cartão magnético.
– Esteja alerta à presença de pessoas suspeitas no interior da cabina ou nas proximidades.
– Solicite periodicamente extratos da movimentação de suas contas, acompanhando os lançamentos e a correção dos saldos apresentados.
– Só realize saques com cartão em caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimento de pessoas. Procure fazê-los durante o dia, de preferência em horário comercial.
– Se houver necessidade de realizar saques à noite, não se dirija sozinho ao caixa eletrônico.
– Quando seu cartão for perdido, furtado ou roubado, comunique o fato imediatamente à agência ou às centrais de atendimento de seu banco.
-Nas lojas, ao efetuar o pagamento com cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação do comprovante, evitando que o cartão permaneça longe de sua vista.
– Preste muita atenção quando o sistema utilizado for o eletromagnético. Uma pessoa desonesta pode passar seu cartão mais de uma vez sem que você perceba;
– Solicite sempre sua via do comprovante de venda e confira o valor declarado da compra antes de assiná-lo.
– Ao comprar pela internet utilizando cartão de crédito, tenha certeza que o site de vendas é seguro.
– Em viagem, quando não for utilizar o cartão, guarde-o no cofre do hotel.
Fonte: Polícia Militar do Estado de Sergipe