Um jornalista premiado foi preso no Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (19), durante a megaoperação da Polícia Civil do Paraná e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) contra uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas. Ricardo Lyra Ribeiro, proprietário do Jornal Corporativo e do site Nação Brasil, é suspeito de cuidar da contabilidade e da gerência das contas bancárias da organização criminosa.

Jornalista preso em megaoperação contra tráfico de drogas
Ricardo Lyra Ribeiro (à direita) foi preso nesta quarta-feira (19) em megaoperação da Polícia Civil do Paraná (Foto: Reprodução/Revista Justiça&Cidadania)

Ele foi um dos alvos dos 92 mandados judiciais cumpridos em cinco estados brasileiros. De acordo com a investigação, o grupo criminoso é responsável por distribuir drogas do Paraná para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Entre os mandados estão 11 de prisão preventiva e 27 de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Além disso, a Justiça autorizou 37 bloqueios de valores em contas bancárias e 17 medidas cautelares sobre automóveis. Os indivíduos são suspeitos de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

Leia também: Buscas por Ísis entram no 13º dia e família oferece recompensa por informações

A ação acontece simultaneamente em dez municípios de cinco estados: Toledo, Cascavel, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Paraná; Balneário Camboriú, em Santa Catarina; Ribeirão das Neves, em Minas Gerais; e nos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Participam da ação mais de 180 policiais.

Jornalista recebeu premiação na sede do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Com longa carreira no jornalismo econômico, jurídico e político, Ricardo Lyra Ribeiro também preside a Associação Sul Fluminense de Jornais (ASFJ).

Em sua redes sociais, o jornalista destaca uma premiação recebida em 2015. Naquele ano, ele recebeu o Troféu Dom Quixote da Imprensa. A premiação é entregue desde 1999 pela Revista Justiça & Cidadania.

Leia também: Jovem suspeito de matar vizinho em distribuidora de Curitiba está foragido

O troféu foi entregue em uma solenidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. No dia da entrega, o então presidente da Corte, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, afirmou que o Dom Quixote representa a democracia e o ideal republicano. “Não há povo livre sem imprensa livre e Poder Judiciário independente”, disse.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.