Sérgio Teixeira é 1º negro a ser nomeado comandante da PM, maior posto da corporação no PR

por Daniela Borsuk
com informações da AEN
Publicado em 9 jan 2023, às 18h55. Atualizado às 18h56.

O coronel Sérgio Almir Teixeira, nomeado nesta segunda-feira (9) como novo comandante da Polícia Militar do Paraná, é o primeiro negro a assumir o maior posto da PM em 168 anos. Nascido no dia 22 de janeiro de 1972, em Cascavel, no Oeste, o novo comandante tem um histórico de 35 anos de atuação na corporação e substitui o coronel Hudson Leôncio Teixeira, novo secretário de Segurança Pública.

Leia mais:

Coronel Teixeira foi nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em uma cerimônia solene, com apresentação da tropa aconteceu na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Teixeira é graduado em Direito e Educação Física e possui uma extensa formação nos cursos da Polícia Militar. Antes de assumir a nova função, ocupava o cargo de comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar (região Oeste e Sudoeste do Estado), com sede em Cascavel.

“Ele foi escolhido pela sua competência, pelo seu histórico de trabalho, eficiência e educação, mas a escolha também tem um simbolismo. Ele teve o bisavô escravo e agora chega ao maior posto da Polícia Militar. O Brasil tem que prestigiar todas as suas etnias. Para nós é motivo de muita alegria”, disse o governador.

Novo comandante da PMPR

Segundo o coronel Sérgio Almir Teixeira, sua atuação no comando da PM terá foco na continuidade do que já era realizado na gestão anterior. “Eu já participava do comando da Polícia Militar em Cascavel. Tudo que foi implementado recentemente contou com a minha participação, então a missão é de continuidade. Agora o coronel Hudson está à frente da Secretaria de Segurança Pública e nós vamos continuar implementando o que se iniciou nessa gestão. Certamente a Polícia Militar vai crescer”, ressaltou.

Nos próximos anos, o novo comandante terá como foco a ampliação de treinamentos de profissionais da Polícia Militar, tornar os concursos públicos periódicos para recompor quadros e estruturar os batalhões. “Mesmo assumindo diante de um contexto nacional complicado, me preparei a vida toda para esse momento. E temos respaldo do governador Ratinho Junior e do secretário de Segurança Pública para atuar com muita serenidade e competência”, afirmou.

Como oficial, Teixeira atuou em setores que envolvem gestão de pessoas, planejamento, inteligência e comandos de tropa, na Academia Policial Militar do Guatupê, nos 6º e 14º Batalhão de Polícia Militar e no Batalhão de Polícia Rodoviária. Entre as condecorações recebidas, estão as medalhas Policial Militar de Bronze, Prata e Ouro; a de heróis da Cavalaria; as medalhas de Mérito do 5º Comando Regional de Polícia Militar e do 6º Batalhão de Polícia Militar (Sentinelas do Oeste); a do 19º Batalhão de Polícia Militar; e a Sentinelas do Sudoeste (3º BPM).