
Valores destinados a treinamento dos funcionários do sindicato estariam sendo desviados pelos diretores, diz polícia
Uma operação da Polícia Civil com 20 policiais da Delegacia de Estelionato foi realizada no Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (SIEMERC).
Na manhã desta quarta-feira (3), foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Criminal de Curitiba para a apuração de crimes de estelionato, falsificação de documentos, apropriação indébita e lavagem de dinheiro.
Desvio de dinheiro em sindicato
De acordo com as investigações valores destinados a treinamento dos funcionários do sindicato estariam sendo desviados pelos diretores, os quais se utilizariam empresas de fachada para a lavagem de dinheiro.
De acordo com o delegado Rodrigo Souza, adjunto da Delegacia de Estelionato, as evidências apontam de maneira clara para a prática dos crimes de apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro pelos investigados. “Constatamos que diversas pessoas jurídicas registradas em nome dos diretores ou do seu núcleo familiar não possuem sede física”, afirma.
O delegado ressalta ainda que um mesmo núcleo familiar é responsável pela direção de diversas sedes do sindicato, assim como são diretores do Instituto de Desenvolvimento e Apoio Social dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados do Estado do Paraná (Instiemerc) – instituto que supostamente deveria, com os valores arrecadados pelo sindicato, fornecer constante treinamento para seus beneficiários.