Foto: Divulgação

Militar saltou na água para ajudar outro soldado que não sabia nadar e acabou morrendo

Um soldado do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), localizado no bairro Bacacheri, em Curitiba, morreu afogado no início da tarde desta terça-feira (6), durante um treinamento dentro do quartel. O soldado Elias Fernandes Iung, de 19 anos, saltou no lago para tentar ajudar um colega que não sabia nadar e acabou morrendo. O amigo foi socorrido em estado grave e encaminhado para o Hospital Geral de Curitiba.

De acordo com informações do 20ºBIB, os dois militares envolvidos no incidente são soldados. Um deles escorregou e caiu no lago que fica dentro do batalhão. Por não saber nadar, começou a pedir socorro e Elias pulou na água para ajuda-lo, mas acabou se afogando.

A equipe médica do batalhão tentou prestar os primeiros socorros e socorristas do SAMU chegaram ao quartel em poucos minutos, mas o militar não respondeu aos procedimentos médicos porque aspirou muita água. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Veja abaixo nota do 20º BIB sobre o ocorrido.

1. O Comando da 5ª Divisão de Exército lamenta informar o acidente ocorrido durante um adestramento com cães no interior do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Curitiba.

2. O fato ocorreu por volta das 11 horas do dia 06 de dezembro e, segundo relatos, durante os trabalhos um soldado escorregou, vindo a cair em um lago existente no interior do quartel do 20º BIB. Com o intuito de auxiliá-lo, o Sd ELIAS FERNANDO IUNG saltou na água, deparando-se com sérias dificuldades por encontrar-se fardado. Outro militar que compunha a equipe acorreu, retirando os dois militares do lago.

3. O Sd Elias foi resgatado sem sinais vitais e, depois de mais de 1 hora de tentativas de reanimação pelos médicos da Organização Militar, SAMU e ECO SALVA, foi confirmado o óbito.

4. O outro militar, após atendimento proporcionado pelo médico do Batalhão foi encaminhado ao Hospital Geral de Curitiba, onde encontra-se hospitalizado em situação estável e não corre risco de morte.

5. Será instaurado inquérito policial militar para apurar as causas do acidente. O fato já está sendo investigado e maiores informações serão dadas tão logo sejam apuradas.

6. As famílias dos militares foram avisadas imediatamente e o Exército adotou todas as medidas possíveis para seu apoio médico, psicológico e espiritual.

7. Neste momento, o Comando da 5ª DE manifesta as condolências à família deste militar que deu a vida servindo ao seu País.