Os golpes supostamente aplicados são conhecidos como “conto do paco” e “vira cartão”
Um homem suspeito de estelionato foi preso, na noite da última terça-feira (04), por policiais militares da 1º Companhia (1º CIA) do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM), em Ponta Grossa. Os golpes supostamente aplicados são conhecidos como “conto do paco” e “vira cartão”.
Por volta das 19h50, após denúncias recebidas via Central de Operações Policiais Militares (COPOM) que davam conta de que o condutor de um GM/Vectra, de cor prata, estaria aplicando golpes com cartões de crédito em Ponta Grossa, uma equipe do 1.º BPM conseguiu localizar e abordar o referido veículo.
Durante a abordagem, em vistoria veicular, os policiais militares localizaram cédulas de dólar, bijuterias e diversos cartões de crédito em nomes de pessoas distintas. De acordo com informações repassadas pela seção de comunicação social do 1º BPM, ao ser questionado sobre a procedência dos objetos, o condutor informou que era hóspede em um hotel no centro da cidade e estaria, juntamente com um outro homem, aplicando golpes. O próximo destino da dupla seria São Paulo.
Ainda de acordo com informações da unidade, o homem relatou dois golpes que teria aplicado a idosos. Em diligências até o hotel apenas uma quantia em dinheiro foi encontrada.
Diante dos fatos o homem foi encaminhado à autoridade policial competente a fim de que as providências cabíveis ao caso fossem adotadas. O segundo suspeito não foi localizado.
A Polícia Militar orienta a população que os golpes geralmente se iniciam com maços de dinheiro caídos no chão ou com a abordagem por pessoas que parecem bem intencionadas próximas de áreas bancárias, logo após saques de dinheiro efetuados pelas vítimas. Seguem algumas dicas de segurança que frustram esse tipo de golpe:
– Evite a conversa com pessoas estranhas, dentro ou fora do banco. Em caso de dificuldade, peça ajuda somente para funcionários do estabelecimento bancário;
– Não revele sua senha para terceiros;
– Se precisar transportar muito dinheiro, não ande sozinho. Procure a companhia de parentes, amigos ou seguranças;
– E no caso de suspeitar estar se envolvendo em golpe, se afaste e acione a Polícia Militar, passando o maior número de características possíveis dos autores.