O uso de caminhões denominados Centros de Comando e Controle Móveis, que serão usados na Copa do Mundo auxiliou no combate ao tráfico de drogas durante o feriado de carnaval. Com o uso da tecnologia, a polícia conseguiu localizar três situações de tráfico de drogas em Guaratuba, durante a passagem da Guaratubanda. Ao todo, cinco pessoas foram encaminhadas para a delegacia e foram apreendidas 51 buchas de cocaína, em duas abordagens diferentes.

Os veículos que serão usados durante a Copa do Mundo em Curitiba são equipados com câmeras de tecnologia infravermelha, que permite visão noturna; televisores; telefones; roteadores de uma rede sem fio (wi-fi), todos adaptados com sistemas de comunicação, além de videomonitoramento, capaz de captar uma imagem fiel e em tempo real, geoprocessamento, atendimento e despacho, inteligência policial e gestão de eventos.

As ações foram realizadas durante a madrugada de terça-feira (4). Dois caminhões foram utilizados no monitoramento de toda a região onde estava acontecendo o evento. Na primeira situação de tráfico, um das câmeras do veículo conseguiu visualizar a movimentação estranha de várias pessoas numa lanchonete, passando drogas umas para as outras. “Uma equipe do policiamento foi até o local e conseguiu abordar os suspeitos, aprendendo 29 buchas de cocaína”, relata o capitão.

“Mesmo com o policiamento ostensivo, percebemos que as atividades do tráfico de drogas persistiam, então foi preciso realizar uma ação mais incisiva. Com o apoio de tecnologias de ponta e com o trabalho dos policiais militares conseguimos conter essa prática criminosa, proporcionando maior segurança a todos durante a festa”, destaca o capitão Kamakawa.