Tecnologia no crime: aparelho era usado para roubar veículos de luxo no PR
Suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada no furto de caminhonetes e veículos de luxo, no Oeste do Paraná, foram alvo da Operação “Ligação direta” realizada pela da Polícia Civil nesta quinta-feira (10). O grupo foi detido na cidade de Guaíra, mas agia principalmente no município de Toledo.
Foram cumpridos oito mandados; quatro de busca e apreensão e quatro de prisão. Durante as ações além dos quatro alvos, uma quinta pessoa foi detida em flagrante por estar com drogas.
A investigação iniciou há 60 dias, quando as equipes perceberam um aumento do furto de caminhonetes e carros de luxo. Ao contrário do que acontecia antes, quando os veículos eram levados sob ameaça, agora os carros estavam sendo levados de estacionamentos. Durante as diligências, três adolescentes foram apreendidos. Eles eram responsáveis por levar os veículos até o país vizinho, Paraguai. Já os maiores de idade eram responsáveis pelo furto.
Tecnologia
Os automóveis de luxo precisam de chave para serem acionados e não é possível fazer ligação direta. Por esse motivo, a quadrilha utilizava dois equipamentos, que foram comprados em São Paulo. O módulo é anexado no painel do automóvel e com apenas dois cliques é possível acionar o veículo. Os policiais descobriram isso, após análise de câmeras de segurança dos locais de onde os veículos foram furtados. Veja no vídeo como a tecnologia funciona.
Durante o cumprimento dos mandados um carro e celulares foram apreendidos. Os detidos podem responder pelos crimes de associação criminosa e furto de veículos. “As investigações continuam e outras fases virão. A intenção é desarticular por completo essa quadrilha, que nós sabemos que ainda não foi desarticulada em sua totalidade”, informou Alexandre Macorin, delegado de Polícia Civil.