Pelo menos quatro pessoas morreram após a cabine de um teleférico despencar na região de Nápoles, na Itália, na quinta-feira (17). As vítimas fatais seriam três turistas e o operador da cabine. Um quarto turista foi socorrido com ferimentos graves e levado ao hospital.

De acordo com o jornal “La Repubblica”, o cabo do teleférico teria se rompido, causando a queda da cabine. A energia foi interrompida por causa do acidente e 16 pessoas que estavam em outras cabines tiveram que ser resgatadas.
Teleférico que despancou na Itália tinha passado por verificação
O teleférico na região de Nápoles leva ao Monte Faito, que atrai turistas pela vista do vulcão Vesúvio e do Golfo de Nápoles.
Umberto De Gregorio, presidente da empresa de transporte público EAV, que administra o serviço de teleférico, categorizou o acidente como “uma tragédia” pelo Facebook.
Em nota, a empresa ainda pontuou que o teleférico foi verificado pela agência reguladora de segurança rodoviária e ferroviária do país e que o transporte estava operando com toda a documentação necessária. Ainda, que haviam sido feitos testes nos cabos.
Outro acidente envolvendo um teleférico na Itália deixou 14 mortos em 2021, no norte do Lago Maggiore.
Cabo se rompeu e causou queda
Conforme autoridades locais, a queda da cabine foi causada pelo rompimento de um cabo. De acordo com o prefeito Luigi Vicinanza, de Castellammare di Stabia, região sul da Itália, o teleférico havia sido reaberto há cerca de uma semana, depois das férias de inverno.
“O cabo de tração quebrou, o freio de emergência funcionou, mas evidentemente não o da cabine que estava entrando na estação no topo do Faito”, disse ele para os veículos de imprensa locais.
Turistas foram resgatados após acidente
Cerca de 16 pessoas foram resgatadas de outras cabines após o acidente que matou quatro pessoas. A energia teve que ser desligada e os turistas foram retirados do local com auxílio de cabos, um a um.
Veja o vídeo:
Itália – Cabo 🚠 do teleférico de Nápoles rompe e faz 4 vítimas mortais.pic.twitter.com/hEusaIX7VC
— advmoreira (@advmoreira_ue) April 18, 2025
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!