
A Defesa Civil da cidade ainda trabalha para fazer um levantamento de todos os estragos e números de famílias atingidas
Um temporal que atingiu a cidade de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, no início da noite desta sexta-feira (30), por volta das 19h, deixou estragos por toda a cidade e duas vítimas fatais. O prefeito Hélio Guimarães anunciou que irá decretar estado de calamidade pública. (Veja galeria de fotos abaixo)
Na manhã desta sábado (1º), a Defesa Civil da cidade trabalha para fazer um levantamento do prejuízo e do números de famílias atingidas. Lonas também estão sento distribuídas às famílias mais necessitadas.
Mortes durante temporal em Itaperuçu
Dois adolescentes, de 14 e 17 anos, jogavam bola quando a chuva e os ventos fortes começaram. Assustados, os dois tentaram se proteger atrás de um muro na Rua José Elias, no entanto, a estrutura desabou. Ambos morreram no local.
Assista ao vídeo que mostra os estragos na cidade:
As imagens foram feitas por Osmair Luz.
Tornado em Itaperuçu
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), foram registrados ventos a partir de 80 Km/h e ocorreu uma linha de instabilidade, onde uma série de tempestades ficam dispostas de forma alinhada. Dentro dessa linha “há possibilidades e há elementos para formar um tornado”, mas apesar dos relatos, até o momento, não foi possível confirmar se o fenômeno meteorológico ocorreu ou foram apenas ventos fortes que causaram a destruição. Ainda conforme o Simepar, imagens deverão ser analisadas para comprovar o que realmente ocorreu.
Moradores relatam que a situação durou aproximadamente dois minutos. Eliane Geremias, auxiliar administrativa, contou que era como uma nuvem que desceu e subiu.
Outra moradora contou que a família estava toda dentro de casa quando a residência desabou. “Eu dei graças que nós saímos todos junto”. Ainda conforme a mulher, a neta dela machucou o pé, mas quando chegaram nos hospital ela não conseguiu ser atendida. “A gente foi no hospital, no hospital estava tudo escuro. Só tinha um médico e como estava tudo escuro não tinha como fazer nada”, lembrou a mulher.

Estragos no município
Os estragos podem ser vistos por toda a cidade, casas completamente destruídas, uma delas foi partida ao meio, e árvores caídas. O único hospital e maternidade da cidade também foi seriamente afetado e precisou ser interditado pela Defesa Civil.





















