
Um deslizamento e uma barreira caída na estrada da Reserva Natural Salto Morato impedem o acesso à cidade de Guaraqueçaba por terra
Um temporal causou grandes estragos em Paranaguá e Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, no final da tarde deste sábado (5). Segundo a Defesa Civil, duas pessoas foram resgatadas, mas apenas uma delas sobreviveu.
Estragos em Guaraqueçaba
Um deslizamento e uma barreira caída na estrada da Reserva Natural Salto Morato impedem o acesso à cidade de Guaraqueçaba por terra. A liberação está prevista para a manhã desta segunda-feira (7). A Prefeitura pede doações de colchões, roupas e alimentos não perecíveis para desabrigados e moradores de zonas rurais.
A comunidade mais afetada foi Tagaçaba, com 65 desabrigados que, por terem suas residências inundadas, foram, já no fim da tarde de sábado (5), encaminhadas a pousadas da região, onde tiveram alimentação e pernoite, retornando a suas casas na manhã deste domingo, após a baixa das águas. Móveis, utensílios domésticos e embarcações dos moradores foram danificados.
Chuva deixa estragos em Paranaguá
Já em Paranaguá, 14 pessoas tiveram as casas alegadas. Neste domingo, um helicóptero saiu para dimensionar os estragos e informar se é possível ter acesso às comunidades. Duas equipes do Corpo de Bombeiros de Antonina estão mobilizadas para seguir por terra e oferecer apoio.
Bairros mais afetados
Tagaçaba de Cima também foi afetada, tendo a cabeceira da ponte sobre o Rio Capivari danificada. A prefeitura está fazendo a verificação no local para reparo. Assim como na região anteriormente citada, móveis e utensílios domésticos foram danificados, contudo, não houve registro de pessoas desabrigadas. O local conta com dificuldade de abastecimento de água potável e transmissão de energia elétrica, sendo providenciada a manutenção por órgãos competentes.
Batuva, Rio Verde, Utinga, Morato, Serra Negra, Assungui e Potinga também foram comunidades atingidas, ficando isoladas devido à obstrução de acesso ao local por conta de pontos de inundação/alagamento. Com a baixa das águas, o acesso voltou a ser estabelecido.