De acordo com Viviane Eugênia, mãe do torcedor que foi estuprado durante uma briga de torcidas no dia 1° de fevereiro, seu filho foi detido sem direito a audiência de custódia. Através de publicações compartilhadas nas redes sociais no último domingo (30), ela revelou que João Victor Soares da Silva está cumprindo prisão preventiva em regime fechado no Cotel, presídio localizado na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco.

Em um story no Instagram, Viviane deu detalhes sobre a prisão do filho. Desde que a agressão ocorreu, a mulher tem usado suas redes sociais para se pronunciar.
“Prenderam meu filho sem direito a uma audiência de custódia. Ele, mesmo saindo de um hospital todo machucado, não teve direito de ficar nem em uma enfermaria”, afirmou. “O que danado esse menino fez para estar em um presídio, depois de toda dor psicológica, física e social que passou? Gostaria de entender essa perseguição”.
No dia 27 de fevereiro, o juiz Paulo Victor Vasconcelos de Almeida, da 11ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, definiu que João Victor, assim como outros dois torcedores, eram réus pela briga de torcidas. De acordo com o juiz, o fato de o torcedor ter sido estuprado não o impede de exime sua culpa no conflito.
“O fato de os acusados sofrerem agressões físicas durante o confronto não os isenta da responsabilidade penal pelos atos supostamente por eles praticados”, afirmou.
João Victor responde pelos crimes de associação criminosa, desobediência, emprego de artefato explosivo e promoção de tumulto. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o processo encontra-se em sua fase inicial. A princípio, o TJPE ainda aguarda o pronunciamento da defesa sobre a denúncia.
Dezoito pessoas são presas por envolvimento na briga de torcedor estuprado
Na última sexta-feira (28), a polícia deu cumprimento a 18 dos 42 mandados de prisão expedidos pela 2ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, todos relacionados à briga entre torcidas organizadas. De acordo com a TJPE, o conflito continua em uma fase essencial de investigação policial. Se tratando explicitamente do estupro de João Victor Soares da Silva, a TJPE afirmou que irá “verificar com mais calma”.
“Vamos verificar com mais calma o caso do estupro e quais são os suspeitos desse crime em particular e a situação dos suspeitos (se estão presos ou em liberdade provisória)”, afirmou a assessoria.
Confira os torcedores que foram presos na briga:
- Diego Emerson Cavalcanti Calixto
- Diogenes da Silva, Dr. Ivson
- Israel Gomes Alves Feitosa
- Luan Leal França Prereira
- Thiago Soares Araújo da Silva
- Vinícius Gabriel Rocha dos Santos
- Abner Galindo de Siqueira Lima
- André Luiz Oliveira Silva
- Carlos Alberto de Oliveira Junior
- Daywson Rodrigues dos Santos
- Diogo Felipe Galvão Nunes
- Emerson André de Lima Silva
- Filipe Manoel Bezerra da Silva
- Giovane Ferreira Lins
- Joab José de Freitas Pimentel
- John LAelson da Silva
- Adriano Miguel do Nascimento
- Alexandre Rodrigues da Luz Filho
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui