Torniquete salva vida de aluno que cortou braço na janela da escola
O preparo técnico e o torniquete que um guarda municial de São José dos Pinhais tinha na farda salvaram a vida de um menino de 10 anos, que levou um corte profundo no braço. Se não fosse o socorro rápido e preciso, o menino teria perdido muito sangue, o que poderia ter levado ele a um estado crítico de saúde.
O caso ocorreu numa escola rural de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O menino foi pegar a mochila, mas caiu e foi com o braço direto em uma janela. Um dos estilhaços cortou profundamente o braço dele.
A pedagoga da escola chamou a ajuda dos guardas municipais, que agiram muito rápido. Um deles, o agente Mendes, levava na farda um objeto que é simples, mas que salvou a vida do menino: um torniquete, que ele aplicou rápido no braço do garoto para estancar a hemorragia. Isso foi fundamental nos primeiros momentos do socorro, para salvar a vida do garoto, que poderia até mesmo morrer conforme a quantidade de sangue perdida.
Com o sangramento controlado, o estudante foi colocado na viatura e levado ao Hospital São José. A escola fica a 14 quilômetros do pronto socorro e o transporte rápido dos policiais, na viatura, foi necessário.