As autoridades do México estão se mobilizando para resgatar 10 trabalhadores que estão presos em uma mina de carvão desde a última quarta-feira (10). Durante o trabalho, um dos mineradores atingiu uma área com água e as paredes desmoronaram e a mina foi inundada. No momento do desabamento 15 mineiros estavam no local, cinco deles conseguiram sair com vida, mas os outros 10 ficaram presos.
- Leia também:
Após o acidente, as autoridades começaram os trabalhos de resgate. Todo tipo de equipamento já foi utilizado, porém os trabalhadores ainda seguem no local. O resgate só será possível após o nível da água do local baixar.
As autoridades estão drenando 300 litros de água por segundo do local para poder resgatar os mineiros. Não há informações sobre o estado de saúde dos trabalhadores.
Na última segunda-feira (15), o Governo do México anunciou um novo plano para salvar os mineradores. O novo plano consiste em continuar bombeando água do local, identificar áreas com cavidades ou espaços vazios, perfurar 20 furos de seis polegadas a 60 metros de profundidade e injetar cimento para criar uma barreira que impeça a passagem de água entre as minas.
O governo, já enviou mais de 600 agentes das Forças Armadas e outros funcionários públicos para o local. Veja mais detalhes na reportagem: