Dez pessoas foram presas, neste sábado (24), durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa voltada ao tráfico interestadual de drogas – entre o Paraná e São Paulo – por meio de aviões de pequeno porte e helicópteros.
A operação, batizada de Ícaro-Colorado, foi deflagrada nos municípios paranaenses de Colorado, Itaguajé, Cambé, Astorga e Arapongas e nas cidades paulistas de Sandovalina, Pirapozinho e Rosana.
Investigações tráfico de drogas interestadual
As investigações sobre o grupo de tráfico interestadual iniciaram após a queda de um avião monomotor na cidade de Rio Negro, na Grande Curitiba, com 30kg de “cocaína”, em setembro de 2019. Na ocasião, apurou-se que a aeronave saiu da cidade de Arapongas e levaria drogas para Curitiba. O piloto da aeronave foi preso, mas alegou que não sabia que estava transportando o produto ilícito.
Nos meses seguintes, pistas de pouso e decolagem clandestinas no interior do Paraná foram descobertas. O que fez com que os traficantes passassem a utilizar pistas rurais na área rural de Colorado para continuar o transporte da droga.
Anteriormente, 16 pessoas que supostamente fazem parte da mesma organização já haviam sido presas. Entre elas, quatro indivíduos responsáveis pelo abastecimento das aeronaves e transporte de drogas, além de veículos, combustíveis, documentos que indicam os crimes e quase R$ 40 mil reais em dinheiro.