Nesta segunda-feira (7), cerca de oitenta veículos entre ônibus, vans e kombis do transporte escolar rural de Cascavel passam por vistoria, realizadas pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal da cidade acompanha as ações. São 40 itens de segurança verificados pela segunda vez neste ano. No início do ano, durante a primeira vistoria, uma série de irregularidades foi registrada.

O principal item que apresentava problemas era a janela. O limite de abertura é de 10 cm, para evitar que as crianças coloquem a cabeça ou o corpo para fora do veículo e sofram acidentes. Os trabalhos serão realizados no terminal rodoviário, em dois períodos, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Veículos reprovados

As empresas que tiveram veículos reprovados na vistoria terão prazo de 10 dias para colocar tudo em ordem. Só então receberão o segundo selo e a liberação para fazer o transporte das crianças.

Os pais e professores também podem ajudar a fiscalizar o meio de transporte dos estudantes. Denúncias podem ser realizadas por meio da ouvidoria da prefeitura, pelo telefone 156.