Um tumulto foi registrado no Centro de Socioeducação (Cense) de São José dos Pinhais, na tarde desta sexta-feira (17). Alguns adolescentes tomaram um agente refém e pegaram dele um molho e chaves, na tentativa de liberar outros jovens.

A rebelião iniciou por volta das 16h. Conforme um dos agentes, que não quer se identificar, adolescentes de duas casas lares dentro do Cense pegaram um funcionário refém, enquanto deslocavam de uma atividade a outra. Eles tomaram o molho de chaves do agente, para tentar soltar os demais.

Houve negociação e o agente foi liberado sem ferimentos por volta das 20h. Em princípio, os jovens estariam cobrando a falta de alimentos nos últimos meses. Em relação a isto, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) informou que:

“A diretora da unidade saiu na sexta-feira para fazer uma cirurgia e na troca de comando os três adolescentes acharam que poderiam se aproveitar da situação para começar a baderna. O motivo que eles alegaram foi que o almoço estava doce e que eles queriam ter tomado banho de sol na quarta e quinta-feira, mas como estava chovendo nenhum adolescente foi até o pátio para não se molhar”

diz a nota da Sejuf.

Ainda segundo a denúncia, depois de encerrado o tumulto, os adolescentes teriam realizado um “bate grade” na madrugada, ameaçando nova confusão.

A Sejuf se manifestou dizendo que “foi somente uma pequena indisciplina praticada por três adolescentes e já foi tudo resolvido”.