Um túnel cavado por presos foi descoberto na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), na Região Metropolitana de Curitiba, durante uma ronda no fim da tarde deste sábado (14), por volta das 17h. (Veja galeria de fotos abaixo)
A escavação foi descoberta depois que agentes notaram uma deformação no gramado e, ao examinar com mais atenção, constataram a ruptura da grama na forma de um quadrado. O buraco estava escondido com uma fina camada de grama.
Túnel na Penitenciária de Piraquara saia de cela
Segundo o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN-PR), o túnel simetricamente escavado na Penitenciária Estadual de Piraquara ligava uma cela, localizada na primeira galeria, até o gramado.
Imediatamente após a descoberta, uma força tarefa de várias equipes da Setor de Operações Especiais (SOE) foi até o presídio, retirou todos os presos da primeira galeria e realizou uma revista estrutural.
Na cela onde estava o acesso para o túnel também foi encontrada toda a terra retirada durante a escavação, ela estava escondida em blusas dos uniformes cedidos aos presos e lençóis.
Presos foram isolados
Ainda conforme o DEPEN-PR, na sequência, os presos que pertenciam a cela em questão foram isolados para “medidas pertinentes”, enquanto os demais retornaram para as suas celas.
Nos próximos dias, o SOE permanecerá em tempo integral na PEP I para garantir a ordem e disciplina.