O que era para ser um passeio em família terminou em uma luta pela sobrevivência. Janelle Banda, de 32 anos, viajava com o pai quando caiu em uma trilha no Arizona (EUA), no conhecido cânion: “Fim do Mundo”. A turista sobreviveu, mas precisou ficar três dias isolada até a equipe de resgate chegar no último dia 16 de junho.

O acidente aconteceu enquanto Janelle estava caminhando na trilha. A norte-americana deu um passo em falso que a fez cair 120 metros em um cânion íngreme na região de Sedona. Após cair, a mulher ficou isolada durante três dias em uma área de risco.
No deserto, Janelle precisou passar por dois extremos: o calor e o frio. A família da turista, que mora em Phoenix (no estado do Arizona), já estava “se preparando mentalmente para o pior”, conforme reportagem do jornal “The Arizona Republic”.
Vídeo do resgate de Janelle em trilha cânion
Resgatada após três dias, a turista foi encontrada pelas autoridades locais. Lutando contra o tempo, a Polícia do Condado de Pima interveio e resgatou Janelle de helicóptero no último dia 16 de junho, após voluntários verificarem que a mulher estava viva.
A irmã de Janelle, Sarah Banda, de 29 anos, nomeou o resgate de “nada menos que um milagre”, revelando que sentiu “um alívio e uma alegria avassaladores” quando soube da notícia.
INCREDIBLE RESCUE: Missing camper Janelle Banda was found alive with minor injuries after three days in the Coconino County wilderness. 🙌🏼
— Nicole Krasean (@NicoleK_Fox10) June 17, 2025
(VIDEO COURTESY: Coconino Sheriff Search and Rescue) @FOX10Phoenix pic.twitter.com/T2nPaTeMrm
Trilha fica na região nomeada como “Fim do Mundo”
As irmãs se consideram amantes da vida ao ar livre e experientes praticantes de trilhas. Entretanto, Janelle nunca tinha percorrido as trilhas do “Fim do Mundo”. A área é conhecida pela maioria dos “trilheiros” e marcada por grandes formações rochosas e penhascos desafiadores e perigosos.

“Se você andar na direção errada, pelo caminho errado, pode acabar pisando onde não deveria na beira do penhasco”, afirmou Sarah.
Estado de Janelle
A turista teve os dois tornozelos torcidos, cortes, hematomas e arranhões. Quando encontrada, ela também estava extremamente desidratada. Agora, Janelle se recupera na casa dos pais após passar uma noite internada no hospital local.

“Ela não consegue se mexer direito. Ela está com muita dor. Obviamente, há o desgaste mental, o trauma não apenas de cair, mas de estar sozinha no cânion. Essa é uma batalha diferente com a qual ela terá que lidar”, finalizou Sarah.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui