Curitiba - O incêndio na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) destruiu parcialmente o bloco azul, onde estudam cerca de 1.800 alunos. As chamas começaram por volta das 18h30, desta terça-feira (15), no Campus localizado no bairro Prado Velho, em Curitiba. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) emitiu uma nota lamentando a tragédia.

Bloco azul da PUC foi parcialmente destruído pelo incêndio
Bloco azul da PUC foi parcialmente destruído pelo incêndio (Foto: Kainan Lucas/ RICtv)

Conforme palavras de Eduarda Luiza Fedrigo, presidente do DCE, esta terça-feira foi um dos dias mais tristes da história da universidade. Devido ao incêndio, as aulas na PUC estão suspensas até a próxima terça (22). Confira a nota na íntegra:

“Com tristeza, hoje vivemos um dos dias mais tristes da história da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Recebemos a informação de que o Teatro TUCA, auditório localizado no Bloco Azul do Campus Curitiba, foi tomado por um incêndio, que possivelmente se alastrou para todo o bloco.
Felizmente, segundo informações dos bombeiros e em diálogo com a Reitoria, temos a informação de que não há vítimas, apenas danos materiais. As aulas de hoje (15/04) e amanhã (16/05) estão canceladas.
Pedimos que aguardem por maiores informações, respeitando as diretrizes dos bombeiros e da Universidade, por meio dos perfis oficiais.
Nos solidarizamos com a Nossa PUCPR, colocando o movimento estudantil em apoio à quaisquer demandas, com a certeza que a Universidade irá se reerguer ainda maior!”, publicou o DCE.

Incêndio destrói bloco da PUC

O incêndio registrado no bloco azul da PUC aconteceu instantes antes do início de uma cerimônia no Teatro Tuca, que fica no mesmo prédio. Informações preliminares apontam que as chamas começaram no sistema de ar condicionado e se alastraram rapidamente pelas salas, principalmente do segundo e terceiro andar.

Bloco azul é a sede do Teatro Tuca, onde o fogo começou
Bloco azul é a sede do Teatro Tuca, onde o fogo começou (Foto: Kainan Lucas/ RICtv)

Assim que os alunos perceberam o incêndio e ouviram o alarme, o prédio foi totalmente evacuado e não há registro de vítimas.

“A gente presume que a brigada aqui da PUCPR também tenha um treinamento, uma vez que a área foi evacuada com rapidez e segurança, o que proporcionou ao bombeiro o acesso rápido à área de incêndio. Graças a Deus nós não temos ninguém ferido num incêndio de grande proporção como foi esse, que já foi debelado pelo bombeiro militar”, explicou o secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Teixeira.

O vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, confirmou a atuação da brigada especializada, que atuou prontamente no local. 

“Os bombeiros chegaram rapidamente. Em cerca de 15 minutos eles chegaram e neste período que não estavam aqui, a brigada de incêndio atuou no local. O alarme tocou rapidamente e houve evacuação do prédio. Não teve nenhuma vítima, isso é o mais importante, porque vida não tem preço”, contou o vice-reitor.

Nesta manhã de quarta-feira (16), após o incêndio, a PUC amanheceu com as marcas da destruição. Veja fotos do local.

Aulas foram suspensas nesta quarta-feira (16)

informação das aulas suspensas foi divulgada por meio de nota da própria universidade. Confira o comunicado na íntegra abaixo:

“Em razão do incêndio que aconteceu no Câmpus da PUCPR, e prezando pela segurança e bem-estar de toda a comunidade acadêmica, informamos que as aulas da próxima quarta-feira, dia 16 de abril, estão suspensas no Câmpus Curitiba.

Entendemos que este é um momento que exige atenção, cuidado e cooperação. Por isso, pedimos que todos fiquem atentos aos comunicados oficiais que serão enviados nos próximos dias, por meio do aplicativo da PUCPR e por e-mail institucional.

Contamos com a compreensão de todos para que possamos retomar nossas atividades o mais breve possível e pedimos que não compartilhem informações inverídicas. Todas as informações serão sempre publicadas e encaminhadas no site da PUCPR”, diz a nota.

Ainda conforme o vice-reitor, a expectativa é que as aulas sejam retomadas na próxima terça-feira (22). Os estudantes do bloco azul devem ser realocados em outras salas da instituição.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.