Veja as orientações da PM para quando helicóptero de resgate pousar na praia
O recesso de ano-novo foi de bastante trabalho para equipes de resgate e salvamento. Além de 82 atendimentos a acidentes de trânsito nas rodovias do Anel de Integração, entre 23 de dezembro e 2 de janeiro, houve também mais de 40 atendimentos a banhistas no litoral, só na passagem de ano. Com pessoas em estado grave, os helicópteros de resgate precisaram pousar diversas vezes nas areias das praias paranaenses.
Diante disto, o Batalhão Policial Militar de Operações Aéreas (BPMOA) traz orientações para evitar que as pessoas tenham problemas quando o helicóptero precisar pousar nas praias. Conforme o Batalhão, esses pousos são fundamentais para dar suporte avançado às vítimas mais graves.
Confira as orientações:
- Feche o seu guarda sol
- Recolha todos os objetos soltos
- Segure os animais de estimação
- Afaste-se, no mínimo, 50 metros da aeronave
- Preteja os seus olhos e os das crianças, pois bastante areia pode voar
- Aguarde as orientações dos bombeiros e policiais
- Em hipótese alguma se aproxime da aeronave
Uma imagem que circulou pelas redes sociais no fim de semana pode ser a causa das orientações. Nela, um banhista filma o pouso da aeronave na Praia Mansa, em Caiobá, quando uma mesa de plástico é arremessada em cima da pessoa que está filmando.
O pouso foi necessário para socorrer um rapaz que pulou das pedras, na Praia Mansa, e bateu com as costas na areia e na água. Ele teve uma lesão na medula e seu estado era delicado.
Assista: