Até o momento, 60 mortes já foram confirmadas (Foto: Agência Brasil – Isac Nóbrega – PR)

A previsão é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas

Na última sexta-feira (25), a barragem I, da mineradora Vale, rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais (MG), deixando centenas de desabrigados, desaparecidos e vítimas.

Início das buscas por desaparecidos na sexta-feira (25). (Foto:Corpo de Bombeiros de Minas Gerais)

Buscas em Brumadinho são delicadas

Durante coletiva de imprensa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada. A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas. “As chances são muito pequenas considerando o tipo de tragédia, que envolve lama”, disse.

Região atingida pela lama em Brumadinho (Foto: divulgação Corpo de Bombeiros Minas Gerais)

Números atualizados 

O número de mortos após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho subiu para 60, segundo informações divulgadas há pouco pela Defesa Civil de Minas Gerais.

Brumadinho do alto (Foto: divulgação PM-MG)

De acordo com o porta-voz do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, 382 pessoas foram localizadas, e 191 foram resgatadas e 292 permanecem desaparecidas. Dos 60 mortos, 19 foram identificados até o momento. Há ainda 135 pessoas desabrigadas.

Buscas por desaparecidos continuam (Foto: divulgação PM-MG)

Paraná enviou três bombeiros do GOST

O Paraná enviou neste domingo (27), três bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) para Brumadinho, para dar todo o suporte ao município que ainda conta com 292 indivíduos desaparecidos.

Até o momento, 382 pessoas foram localizadas (Foto: divulgação PM-MG)

O deslocamento e a logística dos bombeiros estão sendo custeados pelo Paraná. A equipe está indo de viatura Auto Busca e Salvamento (ABS), tipo pick-up, tração 4×4, que é ideal para o tipo de terreno que vão enfrentar.

Diversas casa ficaram destruídas (Foto: Corpo de Bombeiros)

Neste primeiro momento, a ideia é que os três bombeiros enviados façam a observação e o levantamento de informações. A decisão de enviar uma equipe partiu de Luiz Felipe Carbonell, secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, após ter uma conversa com o secretário de segurança de Minas.                                                                                                                                        

Mais de 290 pessoas continuam desaparecidas (Foto: Divulgação PM-MG)
Bloqueio da Vale

A pedido do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), a Justiça do Trabalho autorizou o bloqueio de R$ 800 milhões da mineradora Vale, responsável pela barragem na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu na tarde de sexta-feira (25).

As buscas por desaparecidos continuam (Foto: Corpo de Bombeiros)

Até o momento, a Justiça já determinou o bloqueio de R$ 11,8 bilhões das contas da mineradora.