
Alvo de intervenção, Rio fica apenas em 21º. São Paulo é a última no ranking, que leva em conta o número de crimes violentos para cada 100 mil habitantes
*Coluna do Fraga, do R7
O Rio de Janeiro, que vive uma intensa crise na área de segurança, está longe de ser uma das capitais mais violentas do país. É o que aponta o 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2017, que coloca a capital fluminense apenas como a 21ª da lista . A capital mais populosa do Brasil, São Paulo, fica na última posição. O ranking leva em consideração o número de crimes violentos (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio) por 100 mil habitantes. Vale destacar que, mesmo com os elevados números de algumas metrópoles, houve uma redução de 4,1% destes tipos de crimes se compararmos com o levantamento anterior. Veja a seguir as 10 capitais mais violentas do Brasil:
(Foto:R7/Reprodução/Blog André Barcinski)
10 – Maceió (AL) – 43,8 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
A capital alagoana abre nossa lista. Sua taxa anterior era de 51,7 crimes a cada 100 mil habitantes, o que demonstra que houve uma redução considerável, de mais de 10%. Mesmo assim, ainda segue como umas das capitais mais violentas do país.
(Foto: R7/Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo)
9 – Manaus (AM) – 44,2 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
Primeira cidade da região norte a aparecer na lista, Manaus teve redução ainda maior, se compararmos com Maceió. Foram mais de 16% a menos do que os 53,0 crimes para cada 100 mil habitantes do ano anterior.
(Foto: Alberto César Araújo/05.08.2008/Estadão Conteúdo)
8 – Salvador (BA) – 45,9 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
Os soteropolitanos também tiveram queda em relação ao levantamento anterior, que apontava 47,7 crimes por 100 mil habitantes, mas se mantém em oitavo na lista das capitais mais violentas do país.
(Foto: R7/Getty Images)
7 – São Luís (MA) – 49,2 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
O Maranhão, um dos estados mais atrasados do país, tem na capital um avanço em termos de violência. Apesar de ocupar a 7ª posição do ranking, sua evolução é visível. Foram 20,5% a menos nas estatísticas de crimes violentos, partindo de 61,9 crimes a cada 100 mil habitantes do ano anterior.
(Foto: R7/Christian Tragni/Folhapress)
6 – Porto Alegre (RS) -55,6 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
Única cidade das regiões sul ou sudeste a figurar no ranking, Porto Alegre, vive momento crítico na área de segurança, com moradores tendo medo de sair à noite pela cidade. Seu índice cresceu 19,4% sobre os 46,6 crimes para cada 100 mil habitantes cometidos no ano anterior.
(Foto: Ivo Gonçalves/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
5 – Macapá – (AP) – 55,9 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
A única capital brasileira cortada pela linha do Equador é outro caso preocupante da região Norte do Brasil. O crescimento em seu índice de crimes violentos é um dos maiores desta lista. Aumentou 79,4% em relação aos 31,1 crimes por 100 mil habitantes do levantamento anterior.
(Foto: R7/Eduardo Arraes/ Getty Images)
4 – Natal (RN) – 62,2 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
A capital do Rio Grande do Norte é a nona cidade mais visitada por turistas no Brasil, mas o que os viajantes que passam pelas belas dunas não costumam presenciar é o alto nível de criminalidade, que coloca Natal tão alto nesta lista. O avanço dos números de crimes violentos foi relativamente pequeno, 9,6% em relação aos 56,8 do ano anterior, mas qualquer crescimento é preocupante quando uma cidade está com níveis tão elevados.
(Foto: Divulgação)
3 – Rio Branco (AC) – 62,3 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
Pouco acima da posição anterior, a capital acreana choca pelo crescimento disparado nos valores do levantamento. Foram 89,3%, quase dobrando os 32,9 crimes por 100 mil habitantes do levantamento do ano anterior. As disputas por poder no tráfico utilizando os vários rios que cortam a região são alguns dos motivos que fazem Rio Branco ocupar a terceira posição do ranking.
(Foto: Divulgação/Agência de Notícias do Acre)
2 – Belém (PA) – 64,9 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
A capital do Pará é a segunda colocada neste levantamento com seu crescimento de 21,2% em relação aos 53,6 crimes por 100 mil habitantes do ano passado. A cidade paraense é a mais alta no ranking entre as 4 capitais da região Norte que aparecem neste top 10. Apenas 3 estados da região escaparam desta listagem: Tocantins, Roraima e Rondônia.
1 – Aracaju (SE) – 66,7 crimes violentos a cada 100 mil habitantes.
No topo deste ingrato ranking se encontra a capital sergipana. Seu índice apresentou crescimento de 18,6% em relação ao registrado no ano passado. O salto dos 56,3 sobre o ano anterior apenas salienta o momento dramático que vivem os cidadãos aracajuanos.
Leia também:










