Verão 2023: Saiba como evitar golpes de aluguel
Na alta temporada do verão, a procura por apartamentos, casas e quartos aumenta, assim como os golpes. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta os turistas como se prevenir do golpe do falso aluguel.
Leia também:
- Destino dos paranaenses, praia de Santa Catarina volta a receber bandeira azul
- Homem encontra anel avaliado em mais de 200 mil reais em praia e devolve aos donos
O golpe do falso aluguel consiste de um anúncio de um local com preço abaixo do mercado, e mesmo sem a confirmação do local, a vítima fecha o negócio por meio de um pagamento adiantado com o estelionatário. Em alguns casos, a farsa só é descoberta quando o locatário chega no imóvel, resultando em extrema frustração.
O delegado Emmanoel David, da Delegacia de Estelionato, diz sobre uma das principais formas para não cair no golpe, é a visita ao local. “Se possível, se desloque até o local que você quer alugar para ver se realmente aquele imóvel existe”, orienta.
Do mesmo modo, priorizar as locações por meio de imobiliárias ou pessoas que já alugaram o imóvel anunciado, e também atenção aos valores, ofertas com preços muito baixos, assim como o pagamento antecipado.
Boletim de Ocorrência
Caso seja vítima do golpe, a orientação é realizar o boletim de ocorrência o quanto antes. Ele pode ser feito de forma online, pelo site da PCPR, ou presencialmente na unidade mais próxima.