Maringá - O vereador Rafael Araújo, de Cianorte, no Noroeste do Paraná, foi preso nesta quinta-feira (9) durante uma operação que apura a venda de medicamentos e suplementos ilegais. Além do parlamentar, o irmão e a cunhada dele também foram detidos. 

Vereador Rafael Araújo é preso suspeito de vender medicamentos falsos de emagrecimento
Antes de chegar ao Legislativo, Rafael Araujo trabalhava como locutor nas portas das lojas (Foto: câmara municipal)

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), os locais visitados pela polícia durante a operação funcionavam como fábricas clandestinas de medicamentos para emagrecimento. Ao todo, foram apreendidas mais de 4 mil embalagens de medicamentos, além de bulas, caixas e morfina. 

“Inicialmente, foram expedidas quatro ordens de busca e apreensão domiciliar em quatro endereços distintos. O objetivo era detectar a materialidade do crime. No momento das buscas, foi detectada uma mini fábrica clandestina de suplementos nas residências dos alvos, com a finalidade de emagrecimento. É importante salientar que produtos com essa finalidade (emagrecimento) passam a exigir o registro da Anvisa. Foram encontrados 7 kg de cápsulas de procedência totalmente ignorada, sem qualquer tipo de registro ou comunicação”, disse o delegado Luis Fernando Alves. 

Conforme o delegado, os policiais encontraram estruturas utilizadas para rotular, embalar e armazenar os produtos. 

“Os produtos recolhidos serão encaminhados para análise pericial. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e determinar a origem e a composição química dos materiais apreendidos”, explica.

O que diz a câmara sobre a prisão do vereador Rafael Araújo 

Em nota encaminhada para a Ric RECORD Maringá, a Câmara de Cianorte informou que até o momento não foi comunicada pelos órgãos competentes sobre a prisão do vereador Rafael Araújo. Além disso, a instituição afirma que confia nas autoridades responsáveis pela apuração das investigações. 

“A instituição aguarda os desdobramentos e manifesta confiança nas autoridades responsáveis pela apuração, bem como no respeito ao devido processo legal. Por fim, a Câmara Municipal reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a colaboração com os órgãos de controle e fiscalização, permanecendo à disposição das autoridades competentes para contribuir com o que for necessário”, disse a nota.

A reportagem tentou contato com a defesa do vereador preso e aguarda retorno.

Medicamentos ilegais foram apreendidos com o vereador preso
Os medicamentos apreendidos foram encaminhados para delegacia (Foto: PCPR)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.