VÍDEO: Câmera termal não indica sobreviventes em tragédia na BR-376
A busca por sobreviventes na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, segue de maneira ininterrupta. Na manhã desta quarta-feira (30), o comandante das operações revelou que uma câmera termal foi utilizada para identificar possíveis vítimas da tragédia, no meio dos escombros deixados após o deslizamento.
- Leia também:
“Estamos utilizando a câmera termal, para identificar pontos de calor, e infelizmente não foi identificado. Estamos usando drone, tem a dificuldade por conta das chuvas, mas deu uma trégua e hoje conseguimos”, declarou o comandante Vasco.
Até o momento, o governo do estado informou que seis pessoas foram resgatadas com vida – ainda na noite de segunda-feira (28) – e dois óbitos foram confirmados – encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
Veja imagens da Câmera termal usada na BR-376
Em uma imagem, divulgada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), da Polícia Militar do Paraná (PMPR), é possível ver um dos pontos capturados pela câmera termal. Com o equipamento é possível mais agilidade no resgate de vítimas e eficiência de acordo com os dados obtidos. Assista:
Deslizamento na BR-376
O deslizamento aconteceu por volta de 19h desta segunda-feira (28) e atingiu cerca de 200 metros de ambas as pistas da BR-376, em Guaratuba, que já se encontravam com filas durante a tarde. As camadas de lama arrastaram ao menos 15 veículos para fora da pista, segundo informações preliminares.
A ligação entre o Paraná e Santa Catarina pela BR-376 está interditada, sem previsão de liberação. Os bloqueios ocorrem na praça de pedágio de São José dos Pinhais, km 635 da BR-376 (PR), na unidade operacional da PRF em Tijucas do Sul (km 662) e na praça de pedágio de Garuva, no km 1,3 da BR-101 (SC). A rota alternativa indicada para ligação entre os dois estados é via BR-470 e BR-116.
A Polícia Rodoviária Estadual informou que a Estrada da Graciosa (PR-410) também está interditada neste momento. Também está bloqueado o acesso ao Litoral pela BR-277 por conta de outro deslizamento.
Segundo o Simepar, choveu mais de 150 mm na Serra do Mar entre sábado e segunda-feira. Nas últimas 72h o acumulado já ultrapassou os 200 mm em alguns pontos da região litorânea.