Uma câmera de segurança registrou o momento em que uma família foi atacada por um pitbull no cruzamento da Avenida Iraí com a rua Rio Amazonas, no bairro Weissópolis, em Pinhais, na Grande Curitiba, durante a manhã desta quarta-feira (10).
Nas imagens, é possível ver que o tio passeia com o sobrinho e um cachorro de pequeno porte na calçada quando o pitbull atravessa a rua e inicia o ataque. Surpreso pela chegada do animal, o homem tenta defender a criança de três anos e o cão de estimação até que, minutos depois, uma viatura da Guarda Municipal chega ao local.
Mesmo os policiais tiveram dificuldade para dominar o pitbull. Segundo a GM, foi necessário o uso de uma arma de choque para contê-lo. Toda ação foi registrada em vídeo e dá para ver que quando os policiais usam o dispositivo spark no animal, ele ainda se levanta e consegue andar.
Ainda segundo a Guarda Municipal, o homem sofreu apenas escoriações, já o animalzinho de estimação alguns machucados, e o menino não chegou a ser mordido.
Já o pitbull ficou no local até a chegada de veterinário e depois de ser atendido foi recolhido pela Secretaria de Meio Ambiente.
Dorival Selbach Júnior, superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, ressaltou que o desfecho da situação teve um resultado positivo porque a equipe da GM estava fazendo o patrulhamento, justamente no local e momento certo, e porque não foi preciso usar arma de fogo para conter o animal.
No entanto, ele lembra que os proprietários de cães, especialmente, os de grande porte, devem ter ciência que tem responsabilidade sobre os seus animais.
“Hoje nos deparamos com vários cães de grande porte circulando pelas vias públicas, isso acontece por descuido do dono. Mesmo que o animal seja dócil, não sabemos a reação que ele terá na rua ou até mesmo em contato com outros animais. Por isso é preciso bastante cuidado, afinal o proprietário pode ser responsabilizado pelos atos do cão, seja por uma lesão corporal leve, grave ou homicídio”, afirmou.