Vídeo: Guardas municipais são agredidos durante abordagem a vendedor de alfajor

por Redação RIC.com.br
com informações de Daniela Sevieri, da RICtv
Publicado em 1 fev 2022, às 09h18. Atualizado às 18h40.

Uma abordagem da Guarda Municipal (GM) de Curitiba, nesta segunda-feira (31), terminou com dois suspeitos detidos e dois agentes feridos. A ocorrência foi registrada na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital, e imagens da ação foram divulgadas. Na gravação é possível ver que um homem desfere um golpe contra profissionais que tentavam algemar um indivíduo.

Segundo o Boletim de Ocorrência, a confusão teve início quando um dos suspeitos atingiu um guarda municipal com uma caixa térmica. Após ser questionado sobre a atitude, o indivíduo revelou que ‘não desviaria do caminho por causa de um Guarda Municipal’. Diante da ação, os agentes deram voz de abordagem, mas o homem reagiu.

Com a câmera do celular ligada, o suspeito incitou violência contra os agentes e chamou atenção de outras pessoas que estavam na praça. A equipe da GM então acionou a fiscalização de urbanismo, já que o homem havia se apresentado como vendedor de alfajor.

Profissionais da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) identificaram irregularidades no comércio de alimentos e decretaram a apreensão da mercadoria. Neste momento, o suspeito arremessou todos os produtos no chão e manteve a postura agressiva. 

Para controlar o indivíduo, os agentes resolveram algemar o suspeito. Porém, um outro popular partiu para cima dos guardas municipais. Veja as imagens:

Após muitos xingamentos e revolta, os dois suspeitos receberam voz de prisão. Os dois agentes da GM que tentaram controlar a abordagem tiveram ferimentos e foram encaminhados ao Hospital do Trabalhador.

guardas-feridos
Agentes tiveram ferimentos no braço (Foto: Reprodução)

Uma das vítimas teve uma fissura na costela e escoriações no braço, enquanto que o outro agente sofreu uma lesão no joelho e lesões leves no braço.

Em nota, o advogado que representa os guardas municipais envolvidos na confusão declarou irá tomar medidas judicias contra os suspeitos. Veja na íntegra:

“Repudiamos a ação desse indivíduo que investiu e lesionou o Guarda Municipal. Os envolvidos possuem diversas passagens policiais, e se agem dessa forma contra a guarda municipal, imagine-se como agem contra as pessoas que transitam na praça Rui Barbosa. Todas as medidas judiciais serão tomadas, e as pessoas envolvidas sofrerão o rigor da lei, pois a Guarda Municipal deve ser absolutamente respeitada.”