A Polícia Civil resgatou um gato em situação de maus-tratos em uma residência, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, nesta segunda-feira (22). O animal foi recolhido depois que um vídeo – em que dois jovens aparecem dando maconha para o bichano – foi parar nas mãos do delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. (Assista abaixo)
Duas pessoas participaram da ação: um adolescente e o outro com 19 anos. O maior de idade foi autuado pelo crime de maus-tratos a animal.
O delegado publicou o vídeo em sua rede social e informou que uma investigação foi instaurada depois que a polícia recebeu a denúncia há alguns dias. Nas imagens, um dos envolvidos grava o vídeo, enquanto o outro aparecendo fumando maconha e assoprando a fumaça no rosto do gato.
“Investigamos para sabermos onde, quem teria feito isso, e se realmente foi dado maconha para o gato”, escreveu Laiola.
Na mesma casa, um cachorro também foi resgado. Segundo o delegado, quando os policiais chegaram no local para apanhar o gato, se depararam com o cão em situações degradantes.
“A gente foi junto com o SOS Quatro Patas, de Campo Largo, uma ONG. Eles acabaram ficando com o gato e com o cachorro. O cachorro vai ter que passar por um procedimento cirúrgico em razão da lesão no olho, ele estava com o pelo todo embolado. Mas logo, logo, eles estarão prontos para ter uma nova família, que os trate dignidade”, explica Laiola.