Brasil - Uma estudante foi encontrada morta, sem roupas e com sinais de violência, em uma trilha de praia em Florianópolis, na última sexta-feira (21). Um suspeito teve a prisão preventiva decretada após confessar o crime. A vítima foi identificada como Catarina Kasten, de 31 anos, aluna de pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Catarina Kasten, de 31 anos, foi assassinada por homem que a seguiu em trilha de praia em Florianópolis
Catarina foi assassinada por homem que a seguiu na trilha da praia do Matadeiro. (Foto: Reprodução/Redes Sociais/NDTV RECORD

Segundo o portal ND+, ela saiu de casa logo que o dia amanheceu para uma aula de natação. Catarina pegou a trilha que liga as praias do Matadeiro e da Armação, no sul da ilha, mas não chegou para a aula e nem voltou para casa. Avisado, o companheiro de Catarina acionou a polícia, por volta das 10 horas, para informar o desaparecimento e as buscas começaram.

Banhistas localizaram os pertences e equipamentos de banho da vítima no início da trilha. Por volta das 14 horas, o corpo da mulher foi encontrado por turistas. Segundo a Polícia Militar, Catarina estava em uma área de difícil acesso da trilha, no meio do mato. A polícia acredita que ela tenha sido violentada sexualmente antes de ser morta.

Imagens de câmera de segurança ajudaram a identificar um homem suspeito pelo crime, que foi preso ainda na noite de sexta-feira. O vídeo mostra ele escondido atrás de uma lixeira comunitária em atitude suspeita, por volta das 6 horas, pouco depois de Catarina ter passado pela trilha. Em depoimento à polícia, ele teria confessado o estupro seguido de assassinato.

“Ele [suspeito] relatou que foi à praia usar drogas e depois fez o ato com a mulher. Assumiu a autoria do crime”, disse o tenente da Polícia Militar, Vinícius de Sá Ribeiro, à reportagem do ND+.

O suspeito, que morava em uma casa alugada na praia da Armação, teria trocado de roupa após o crime. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, investiga o caso.

Universidade lamenta morte da estudante

Catarina Kasten era aluna do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários da UFSC. O Centro de Comunicação e Expressão (CCE), local onde ela estudava, emitiu uma nota de pesar.

“Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade e consternação diante da perda irreparável. Estendemos nossos sentimentos à família, aos amigos, aos colegas e professores”, declarou o CCE em nota.

O CCE descreveu Catarina como uma “aluna, professora, pesquisadora e mulher brilhante”.

Familiares e amigos fizeram uma manifestação em homenagem a Catarina e para pedir mais segurança na manhã do último sábado (22), na Igreja da Armação, próxima à trilha.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE