Maringá lança campanha contra assédio de mulheres no transporte coletivo
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), lança na próxima segunda-feira (8) a campanha ′#BusãoSemAssédio′. O objetivo é promover ações para contribuir com a segurança feminina no transporte coletivo. O evento de lançamento da campanha será às 9h, no Terminal Urbano de Maringá.
A Patrulha Maria da Penha e Guarda Civil Municipal estarão aptos para realizar os atendimentos relacionados a assédio no transporte coletivo. A principal finalidade é garantir a prisão do agressor e o registro de Boletim de Ocorrência, além de prestar suporte imediato à vítima.
A campanha integra as ações do ′Agosto Lilás′, mês de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres. Durante este mês também acontece a inauguração da Sala Lilás, no Procon, para orientações e acolhimento às mulheres.
As ações de proteção às mulheres serão permanentes, de acordo com a secretária da Mulher, Terezinha Pereira. “Nós garantimos a continuidade. Infelizmente, não é apenas em um único mês que temos relatos de assédio, abuso ou violência. Precisamos estar sempre atentos às mulheres, nossa rede de proteção não pode parar”, reforça.
Botões do Pânico
Desde 2019, a Secretaria da Mulher já distribuiu 73 botões do pânico. O item, que é fornecido para mulheres que estão sendo monitoradas pela Patrulha Maria da Penha, tem como objetivo garantir a segurança e aumentar a proteção de vítimas de violência.
Em 2022, o primeiro acionamento do botão ocorreu no início do ano, três horas após ser entregue para a vítima, o que levou à prisão do agressor.
A população pode denunciar casos de violência e abuso contra mulheres nos números:
- 153 – Patrulha Maria da Penha;
- 190 – Polícia Militar;
- 180 – Centro de Atendimento à Mulher;
- 156 – Ouvidoria Municipal.