Uma campanha publicitária contra a violência e feminicídio divulgada pela Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, viralizou nas redes sociais. O vídeo foi postado no mês de outubro, em uma ação para fortalecer o combate a violência contra mulheres. Entretanto, a repercussão maior aconteceu neste mês de dezembro.

Homem durante campanha contra violência
Vídeo mostra realidade da violência contra mulheres no Brasil (Foto: Reprodução/ Prefeitura de Toledo)

Na gravação, alguns homens são convidados a listar 10 mulheres importantes na vida de cada um. Entre as escolhidas estão, mães, filhas, esposas, tias e amigas. Na sequência, a entrevistadora pede para que eles escolham três delas para serem vítimas de violência.

“Nenhuma”, “Como assim?”, “Não tem como”, “Isso é terrível”, “Eu não consigo pensar em uma delas”, foram algumas das reações dos participantes do vídeo. A reflexão emocionou algum deles e deixou outros sem palavras. Assista:

A campanha apresenta uma realidade da violência contra mulheres no Brasil. Conforme dados divulgados pela Prefeitura de Toledo, três a cada 10 mulheres foram agredidas no país em 2025.

“A gente começou a entender que nós precisamos atacar esse problema, a violência contra as mulheres, de uma forma um pouquinho mais dura. E aí, surgiu a ideia de fazer uma campanha sensível, que sensibilizasse principalmente os homens, que impactasse a sociedade. Era o nosso grande objetivo”, comentou Márcio Pimentel, secretário de Comunicação de Toledo.

O vídeo nas redes sociais da Prefeitura de Toledo já ultrapassou os 3 milhões de visualizações. A delegada da Polícia Civil do Paraná (PCPR) destacou que todas as ações contra a violência são fundamentais.

“Muitas delas não sabem quais são os tipos de violência. Temos a violência física, emocional, patrimonial e psicológica, que é a mais sutil, mais difícil de ser identificada […] muitas vezes as vítimas sequer sabem que estão sendo vítimas de violência”, comentou a delegada Ana Cris.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.