O que fazer quando uma criança revela que sofreu violência? A forma de reagir pode ser decisiva para garantir acolhimento e proteção. Pensando nisso, o Centro Marista de Defesa da Infância promove, no dia 29 de outubro, um workshop on-line e gratuito voltado a educadores, familiares e profissionais que convivem com crianças e adolescentes.

Participantes aprenderão a acolher relatos e prevenir casos de violência infantil
Participantes aprenderão a acolher relatos e prevenir casos de violência infantil (Foto: ilustração / Freepik)

A atividade acontece das 11h15 às 12h, com transmissão pelo YouTube, mediante inscrição prévia. O encontro faz parte da campanha Defenda-se, que disponibiliza gratuitamente materiais educativos sobre prevenção e enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

Durante o workshop, os participantes aprenderão, de forma prática, como utilizar esses materiais para promover conversas seguras e informativas sobre o tema, além de compreender como acolher uma revelação espontânea de violência. Embora voltados ao ambiente escolar, os conteúdos podem ser aplicados também por famílias, organizações sociais e qualquer pessoa interessada em contribuir para ambientes mais seguros.

“Nosso objetivo é ampliar o diálogo sobre prevenção e cuidado, oferecendo ferramentas práticas que contribuam para a proteção de crianças e adolescentes diante das diversas formas de violência. Queremos que qualquer pessoa se sinta mais preparada e segura para agir e apoiar uma criança diante de uma situação de risco”, explica Cecília Landarin Heleno, analista do Centro Marista de Defesa da Infância.

Evento on-line orienta comunidade sobre proteção de crianças e adolescentes (Foto: divulgação)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui