Uma idosa foi resgatada da casa da própria filha, pelo Ministério Público do Paraná (MP/PR), nesta quinta-feira (1º) em Curitiba. A história de maus-tratos contra a mulher de 87 anos veio a tona depois que uma equipe de socorristas precisou ir até a residência onde ela vivia para atendê-la após um tombo. Na ocasião, ela acabou confessando que caiu ao tentar fugir da filha de 62 anos. (Veja reportagem abaixo)
Idosa resgatada vivia em condições deploráveis
Apavorados com o que viram dentro da casa, os socorristas tiraram inúmeras fotos e denunciaram o caso à RICTV Curitiba. As imagens são estarrecedoras: paredes com marcas supostamente de fezes, lixo, roupas e cobertas por toda a casa.

Três dias antes da idosa ser resgatada, a promotora Tarcila Teixeira foi até o local, mas não pôde entrar diante da negativa da filha da vítima. “Não importa, você pode ser a maior autoridade, pode ser o presidente da República, não pode por uma pessoa no meu terreno”, gritava a mulher transtornada pelo portão.
Filha da idosa resgata diz ser vítima
O resgate da idosa só foi possível com a apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Mesmo assim, inconformada, a filha permaneceu na sacada e afirmou ser vítima da ação policial. “Tem uma montanha de policiais aqui. Minha mãe é idosa estou sendo maltratada e minha mãe também, injustamente. Socorro”, gritou.
Segundo o MP/PR, a filha também deverá passar por exames médicos e o caso será investigado. Até lá, o Ministério Público solicitou uma medida de afastamento da filha, que é responsável por ela, e de acolhimento em um abrigo da capital. “A idosa foi levada para o hospital e na sequência vai ser encaminhada para o asilamento até que a situação de fato esteja bem esclarecida e controlada, porque naquelas condições que ela estava vivendo não pode permanecer mais, de jeito nenhum”, explicou a promotora.
Assista à reportagem:
O Balanço Geral acompanhou o resgate da idosa.