
Uma das vítimas estava em um apartamento do Hospital São Rafael e o outro na enfermaria; entenda o caso!
Dois pacientes precisaram ser transferidos com urgência após receberem bolsas de sangue trocadas em Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina, no norte do Paraná, no último final de semana. Uma das vítimas estava em um apartamento do Hospital São Rafael e o outro na enfermaria.
Pacientes recebem bolsa de sangue trocadas
Os pacientes, de 60 e 80 anos, apresentaram reações enquanto eram submetidos a uma transfusão de sangue. De acordo com os parentes das vítimas, ambos iriam passar pelo mesmo procedimento, mas tiveram as bolsas de sangue -com tipos diferentes- trocadas.
Segundo o prontuário, Panfilio V., de 80 anos, deveria receber a bolsa de sangue do tipo A+, mas a transfusão estava sendo feita com o tipo B+, que deveria ser recebida pelo paciente José V., de 60 anos.


Por causa da reação, os idosos tiveram que ser transferidos às pressas para o Hospital Universitário de Londrina, onde permanecem internados com um quadro estável, sem risco de morte.
Sindicância foi abera em hospital da Rolândia
A diretoria do hospital não quis dar entrevista sobre o caso, mas afirmou -por meio de nota- que o hospital tomou todas as providências cabíveis para cuidar dos pacientes e que uma sindicância foi aberta para apurar o motivo das bolsas de sangue terem sido trocadas.