Usuários do cartão transporte em Curitiba devem ter o dobro de atenção ao solicitar o boleto bancário para compra de novos créditos. A Urbs, a rede bancária, comércio e prestadores de serviço estão alertando sobre um vírus que se aloja no computador e age diretamente na linha digitável do boleto, alterando o banco e os dados do cedente. Por isso, o que foi pago no boleto pode ir a conta de outro destinatário que não é o cedente.

É extremamente importante prestar atenção nos números impressos no boleto e que devem ser digitados no computador. Os quatro primeiros campos a serem digitados identificam o banco, o cedente e a conta destinatária.

Os boletos para pagamento do crédito transporte são do Banco do Brasil, embora possam ser pagos em qualquer banco no prazo do vencimento. Todos os boletos de crédito transporte começam têm os seguintes números nos quatro primeiros campos: 00190.00009 02351.251000. Os campos seguintes, onde são digitados outros 26 números, são variáveis.

Se o boleto tiver sido impresso do computador, o risco existe tanto para quem paga pelo internet banking como para quem paga no caixa do banco.