A explosão na empresa Enaex Brasil, na cidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), resultou na morte de nove funcionários na manhã desta terça-feira (12). Entre as vítimas está Simeão Pires Machado, um pai de família apaixonado por futebol e que se dedicava a transmitir o dom do esporte para os dois filhos pequenos.

Simeão Pires Machado vítima de explosão na Enaex Brasil
Simeão é uma das vítimas da explosão da Enaex Brasil (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Simeão era natural de Jacupiranga (SP), mas morava em Campina Grande do Sul, na Grande Curitiba. O homem trabalhava na empresa Enaex e se preparava para iniciar o turno de trabalho na manhã desta terça, quando houve a explosão. O rapaz era casado e deixou a esposa e os dois filhos – dois meninos.

Nas redes sociais, Simeão, que também conhecido como Sime, compartilhava momentos em família e também em gramados de futebol. O trabalhador era apaixonado pelo esporte e fazia parte de equipes amadoras da RMC. O time América Campinense prestou uma homenagem ao atleta.

“Hoje perdemos um amigo, um pai, uma pessoa incrível, mas ganhamos a certeza de que o céu recebeu alguém especial. Sua alegria, bondade e amor pela família ficarão eternamente marcados em nossos corações. Que o Senhor conforte a esposa, os filhos e todos que tiveram o privilégio de caminhar ao lado dele. Descanse nos braços do Pai, meu irmão. Sua missão aqui foi cumprida, e agora você vive na eternidade, onde reina a paz que não tem fim”, publicou a equipe.

Simeão Pires Machado vítima de explosão na Enaex Brasil
Simeão compartilhava momentos em família e também em jogos de futebol (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Sonho de pai para filho

Além da paixão pelo futebol, Sime tinha orgulho da família construída. Pai de dois meninos, o homem era um dos maiores incentivadores para as crianças seguirem o sonho do futebol. Os dois pequenos fazer parte de uma escolinha de futebol do Coxa, em Campina Grande do Sul. A direção da escola também lamentou a morte de Simeão na explosão da Enaex.

“Com enorme pesar, comunicamos o falecimento de Simeão Pires Machado, mais conhecido por ‘Sime’. Pai de alunos, homem de bem, pessoa muito especial e querida por todos da nossa instituição”, lamentou a Escola Coxa.

Nas redes sociais, a esposa de Simeão publicou uma foto ao lado do marido e dos dois filhos. A mulher escreveu: “Ei, não precisava ir assim”. Em outro trecho, a companheira demonstrou fé neste momento. “Eu sei eu Deus queria, mas poxa Deus, a gente precisa tanto dele”, finalizou.

Simeão Pires Machado vítima de explosão na Enaex Brasil
Homenagens publicadas nas redes sociais para Simeão (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Nove mortes na explosão da Enaex

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, confirmou a morte das nove pessoas que estavam desaparecidas após a explosão na empresa Enaex Brasil. A situação ocorreu na fábrica localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

A empresa divulgou os nomes das vítimas e lamentou o ocorrido nesta terça-feira (12); veja quem são:

  • Camila de Almeida Pinheiro
  • Cleberson Arruda Correa
  • Eduardo Silveira de Paula
  • Francieli Goncalves de Oliveira
  • Jessica Aparecida Alves Pires
  • Marcio Nascimento de Andrade
  • Pablo Correa dos Santos
  • Roberto dos Santos Kuhnen
  • Simeão Pires Machado

A Enaex oferece produtos e serviços de explosivos para a indústria brasileira de mineração a céu aberto, subterrânea e construção civil. A unidade já foi alvo de uma outra explosão, com quatro mortos, no ano de 2004.

Veja nota da empresa sobre a explosão:

“É com enorme pesar que a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente aproximadamente às 06h00 desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação em suas instalações fabris localizadas no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil.
Como resultado do fato, lamentamos o falecimento de 09 de nossos colaboradores. Eles são: Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Goncalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias, amigos e colegas de trabalho.
Outras 07 pessoas tiveram ferimentos leves, foram atendidas imediatamente e já estão com seus familiares em suas residências.
As investigações das causas do acidente estão em curso. A Enaex Brasil permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido.
Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais“.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.