Dois engenheiros foram as vítimas do desabamento de uma laje, em uma obra na cidade de Foz do Iguaçu, na quinta-feira (23). Um deles era o dono do empreendimento.
O proprietário Luciano Henrique Alves Kleinschmitt, de 43 anos e Alyson Ernani Gomes, de 27, estavam fiscalizando possíveis irregularidades da obra, quando parte da laje desabou. Eles estavam embaixo e morreram soterrados.
Na parte de cima, estavam trabalhadores da construção civil que faziam a concretagem. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o acidente aconteceu.
Além dos dois engenheiros, três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.
Soterramento
O corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, juntamente com outros órgãos de fiscalização e resgate, trabalharam aproximadamente 12 horas até chegar às vítimas.
Foi necessário fazer uma espécie de escora, para que o trabalho pudesse ser realizado com segurança pelos militares, pois havia o risco de mais desabamentos.
A obra é de uma construção particular e fica no Centro do município, nas proximidades do zoológico. O Crea ( Conselho Regional de Engenharia) acompanhou o resgate e informou que o caso passa ser investigado para identificar quais foram as possíveis causas do acidente.
Velório
A família do Engenheiro Luciano ainda irá definir horário e local do velório.
Segundo informações, da família, que é moradora da cidade de Ponta Grossa, o velório será na Capela Municipal de São José e o enterro está marcado para às 16h30, em Ponta Grossa.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamentou o falecimento de Alyson Ernani Gomes, egresso do curso de Engenharia Civil. Alyson graduou-se pela instituição em 2017 e atuava em Foz do Iguaçu, na execução de obras pré-fabricadas.
Por redes sociais, o Centro Acadêmico de Engenharia Civil lamentou a partida precoce do colega.
“É com muita dor e pesar que fazemos essa publicação em memória do engenheiro civil Alyson Ernani Gomes. Deixamos nossa homenagem e nossos sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares, que recebam conforto com o decorrer do tempo e guardem as boas memórias deixadas por ele. Com certeza essa é uma grande perda para todos nós!”
Vítima desaparecida
Durante o resgate dos engenheiros, houve a suspeita que um terceiro trabalhador estava embaixo dos escombros. A vítima seria o eletricista da obra. No entanto, foi confirmado que no dia do acidente, o homem não havia ido trabalhar
Nota da prefeitura de Foz do Iguaçu
A Prefeitura de Foz do Iguaçu informa que a edificação na Rua Javaé, no Jardim Renato Festugato, teve o projeto aprovado em 26 de agosto de 2020, pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, e o alvará de construção foi emitido em 9 de setembro de 2020, pela Secretaria Municipal de Fazenda.