Saiba como registrar boletim de ocorrência contra violência doméstica pela internet

Publicado em 3 jun 2020, às 10h35. Atualizado em: 4 jun 2020 às 14h03.

Você sabia que é possível registrar um boletim de ocorrência contra violência doméstica pela internet? É isso mesmo! A partir de agora, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou o registro de boletins referentes a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher – Lei Maria da Penha, além de estelionato.

O serviço entra em funcionamento oficialmente nesta quarta-feira (3).

Boletim de ocorrência contra violência doméstica: entenda como fazer

De acordo com o coronel Romulo Marinho Soares, secretário de Estado da Segurança Pública, e ideia é atender as demandas dos paranaenses da melhor forma possível. “Acredito que demos um grande passo”, afirmou.

“A partir de agora vamos divulgar trimestralmente em nosso portal dados de feminicidios. Eles eram contabilizados em homicídios, agora serão apresentados em abas separadas, tudo isso para melhor atender este público tão importante no estado, a mulher”, completou o secretário.

Para o delegado José Barreto, a PCPR deu um passo importantíssimo para melhorar o atendimento das vítimas de violência doméstica, possibilitando que possam registrar BO online.

“A mulher pode realizar o registro de forma imediata, de dentro de sua casa”, destaca.

Entretanto, apesar disso, Barreto destaca ainda que a possibilidade do registro remoto não exclui a possibilidade de registro na delegacia física. “É uma ferramenta a mais que a PCPR oferece para as vítimas de crimes”, completa.  

Pelo portal, as mulheres maiores de 18 anos podem registrar BO em casos lesão corporal (violência doméstica), ameaça, injúria, calúnia, difamação e contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha  (ambiente doméstico e familiar).

Os crimes mais graves como os de natureza sexual e tentativa de feminicídio continuam a ser registrados exclusivamente de forma presencial. 

Além disso, mulheres que queiram requerer medidas protetivas devem solicitar presencialmente em uma Delegacia da PCPR, devido à gravidade e urgência desses casos.

Para casos de emergência, as vítimas continuam a ter a orientação de ligar para o 190 da Polícia Militar ou acionar a Guarda Municipal. 

Registre seu boletim de ocorrência aqui.

Boletim online

Além da nova modalidade, a PCPR oferece aos cidadãos a possibilidade de registrar BO pela internet nos seguintes casos:

  • Furto
  • Estelionato
  • Extravio ou perda de documentos e objetos
  • Extravio de placa de veículo
  • Desaparecimento de pessoas
  • Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Lei Maria da Penha) 

Após acessar o site mencionado acima, o usuário vai encontrar orientações sobre cada tipo de ocorrência. O registro pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet, ou então tablets e celulares.

Além disso, as vítimas precisam ter um e-mail válido e os documentos em mãos para fazer o registro.

Fique atento ao email

As pessoas que registrarem o boletim de ocorrência na internet devem estar atentas aos emails enviados pela Polícia Civil do Paraná.

Ao iniciar o registro é necessário incluir um e-mail válido para receber um código verificador formado por números e letras. Com esse código a vítima poderá continuar o procedimento.  

Após o registro ser feito, a vítima receberá um segundo e-mail informando que a solicitação foi concluída. O BO registrado será avaliado por investigadores e delegados, que irão validá-los ou não. 

Um terceiro e-mail será enviado ao noticiante informando se o BO foi validado. Caso houver informações que precisam ser confirmadas, o e-mail informará o link para que sejam corrigidas. 

Com a validação concluída, a vítima poderá imprimir seu boletim de ocorrência.