BR-277 recebe guindaste do DER/PR para obra emergencial, na Serra do Mar
Nesta segunda-feira (9), um guindaste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) chegou no km 41 da BR-277, no Litoral, para trabalhos na obra emergencial de contenção do talude danificado no local, atingido por escorregamento de terra no final de novembro passado.
Leia mais:
- Nova fase de obra no deslizamento da BR-277 inicia nesta segunda-feira (9)
- BR-277 é bloqueado durante atos antidemocráticos no Oeste do Paraná
- Estrada da Graciosa pode ser liberada nesta quarta-feira (11); entenda
O primeiro serviço será a limpeza do material solto no talude, acima do paredão rochoso próximo às pistas de rolamento. Neste local, o escorregamento de terra teve início a quase 100 metros de altura.
O equipamento ainda será utilizado para teste “bate-choco”, para verificação de materiais soltos e frágeis no talude, e também nas obras de contenção definitiva, com instalação de grampos e telas no local.
O DER/PR assumiu o controle das obras de recuperação da BR-277 no km 39 e 41 em dezembro com o objetivo de evitar que novos deslizamentos ocorram e liberar o tráfego na rodovia com segurança o mais rápido possível.
As obras do km 42 da rodovia ficam sob responsabilidade do DNIT, que foi atingido por uma queda de rochas em outubro, cerca de um mês antes dos deslizamentos nos quilômetros 39 e 41.