Estacionamento sobre ciclofaixas será proibido na área central de Londrina

Publicado em 21 out 2022, às 10h58.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai proibir o estacionamento sobre as ciclofaixas existentes nas ruas Paranaguá e Santos, na área central da cidade. 

Atualmente, a permanência de veículos nesses espaços é liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos finais de semana, a partir das 14h de sábado. 

Com a alteração, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento vigora em tempo integral. A medida era uma reivindicação dos moradores da região, que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos.

A CMTU já concluiu a confecção das 42 placas que irão sinalizar os locais e a implantação deve levar em torno de cinco dias. A depender das condições climáticas, a expectativa é que o trabalho de instalação seja finalizado na próxima quarta-feira (26), data a partir da qual os condutores que desrespeitarem a nova norma já poderão ser multados. 

Segundo o artigo 181, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração de natureza grave. A penalidade inclui multa no valor de R$ 195,23, perda de cinco pontos na carteira de motorista, além da possibilidade de remoção do automóvel para o pátio do Município.